Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Câmara de Viseu aprovou esta quinta-feira (5 de agosto), em reunião do executivo, a atribuição de um novo apoio aos Bombeiros Voluntários locais no valor de 75 mil euros.
O apoio será concretizado através de um novo protocolo de cooperação e apoio operacional firmado entre a autarquia e a Associação Humanitária.
A juntar à comparticipação financeira, soma-se o apoio a 50 por cento das despesas de funcionamento da equipa de intervenção permanente da corporação, no valor anual de 40 mil euros.
O apoio também abrangerá o suporte dos encargos com o seguro de acidentes pessoais do quadro operacional, do comando e de honra e com o funcionamento da Escola de Infantes e Cadetes no valor de mais de 6.000 euros.
Em comunicado, a Câmara frisa que o protocolo aprovado hoje visa definir o regime de apoios a conceder à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários, destinando-se à manutenção das instalações e infraestruturas, à gestão corrente, logística e administrativa da corporação, à reparação e manutenção de viaturas e equipamentos, a ações de sensibilização, informação e formação e à promoção do voluntariado.
A presidente do município, Conceição Azevedo, defende que o seu executivo tem demonstrado “um carinho especial pela corporação de Bombeiros e reconhecemos a valia do seu trabalho em prol de um concelho mais seguro”.
“É na parceria e na cooperação entre as várias entidades que teremos uma atuação mais rápida, mais eficaz e mais eficiente”, afirmou a autarca.
Câmara apoia obras de 120 mil euros em Rio de Loba
Ainda segundo a Câmara, na reunião desta quinta-feira, foi ainda aprovado um contrato-programa para a repavimentação da Rua da Seara e da Rua da Castela em Barbeita, na freguesia de Rio de Loba.
A intervenção conta com um investimento de mais de 120 mil euros. A autarquia de Viseu defende que esta obra, realizada em conjunto com a Junta de Freguesia local, será “de proximidade e de melhoria das condições de vida da população”.
Aprovado contrato para a realização da final da Volta a Portugal
O executivo municipal também aprovou um contrato de patrocínio que assegura a realização da última etapa da Volta a Portugal deste ano em Viseu. A cidade vai acolher a 15 de agosto a final da prova rainha do ciclismo nacional com o contrarrelógio individual.
Conceição Azevedo lembra que Viseu tem uma “ligação umbilical” com a Volta, que “tem a sua marca, o seu histórico e diz muito aos viseenses”.