A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) assinalou o Dia Mundial da Fisioterapia, que teve lugar no último domingo (8 de setembro), com uma ação de sensibilização focada na importância da fisioterapia na prevenção e tratamento da dor lombar, o tema escolhido pela Confederação Internacional de Fisioterapia para 2024.
A iniciativa decorreu no átrio do Hospital de Viseu, onde estão disponíveis cartazes e folhetos informativos para o público. Segundo a ULSVDL, estima-se que a dor lombar afete uma em cada 13 pessoas.
Na ação, fisioterapeutas da instituição de saúde deram esclarecimentos sobre a prevenção e resolução da dor lombar e a forma como estes profissionais ajudam a ultrapassar a “fase aguda do problema”. Além disso, também incentivaram a mudança de estilos de vida e a adoção de hábitos de atividade física.Parte superior do formulário
A ULSVDL recorda que a dor lombar é “uma das principais causas de incapacidade a nível global” e que afeta pessoas de todas as idades. Trata-se ainda de “uma condição que a maioria das pessoas enfrenta pelo menos uma vez na vida”, acrescenta a unidade de saúde.
“Para mitigar este problema, os fisioterapeutas desempenham um papel essencial através de aconselhamento especializado, orientação e tratamentos personalizados para ajudar na gestão da dor e na recuperação, promovendo o regresso às atividades diárias”, realça a ULSVDL.
A unidade local de saúde conta atualmente com 25 fisioterapeutas nos cuidados hospitalares, incluindo três nos cuidados paliativos do Hospital de Tondela, e cinco nas unidades de saúde familiar.