A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Já tem ementa para a sua mesa de Consoada? Temos a sugestão…
por
Margarida Benedita
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rita Mesquita Pinto
Os bombeiros voluntários do concelho têm até à próxima sexta-feira (dia 23 de agosto) para se candidatarem aos benefícios sociais atribuídos pela Câmara Municipal, anunciou a autarquia.
O regulamento municipal que concede benefícios sociais aos operacionais do concelho de Tondela foi publicado em 2020, visando reconhecer, proteger e fomentar o voluntariado nas associações humanitárias.
Entre outras vantagens, os voluntários beneficiam de um seguro contra acidentes pessoais. Em matéria de habitação têm direito à isenção nas taxas administrativas municipais pela ligação à rede de abastecimento de água ao domicílio e saneamento básico. Também estão isentos do pagamento das taxas pelo licenciamento de operações urbanísticas com vista à construção de habitação própria.
No Imposto Municipal Sobre Imóveis têm direito a uma redução em 50% na taxa, até ao limite máximo de 150 euros por ano. No caso de habitação arrendada, beneficiam de um apoio ao arrendamento até a um máximo de 150 euros anuais ou têm preferência na atribuição de habitação social do município. Contam ainda com acesso à tarifa social da água, saneamento e resíduos sólidos urbanos.
Aos filhos dos bombeiros é atribuído escalão A no âmbito da Ação Social Escolar. Os voluntários recebem também um voucher de 50 euros anuais para a aquisição de materiais escolares, em estabelecimentos comerciais do concelho, destinados aos seus descendentes que se encontrem em idade escolar. Os filhos destes operacionais têm igualmente prioridade nas bolsas de estudo atribuídas pelo município.
Está prevista a atribuição de apoio jurídico e administrativo gratuito ao bombeiro e respetivo agregado familiar, em processos decorrentes de acidentes em serviço.
Os bombeiros beneficiam ainda de 50% de desconto no acesso às Piscinas Municipais, Termas Sangemil e nas atividades de carácter desportivo e cultural promovidas pela autarquia.
O ano passado candidataram-se a estes benefícios 90 operacionais do concelho.