Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O concelho de Carregal do Sal vai ter duas novas equipas de intervenção permanente (EIP). As equipas irão entrar em funcionamento nos Bombeiros da vila e de Cabanas de Viriato, reforçando para quatro o número de EIP no município, contando com um total de 20 elementos.
A Câmara, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e as duas corporações assinaram na segunda-feira (30 de maio) os protocolos de criação das novas equipas. O financiamento é assegurado pelo município e pela Proteção Civil, comparticipando em partes iguais os custos decorrentes da remuneração dos elementos das EIP.
O presidente da autarquia, Paulo Catalino, salientou que é fundamental investir na Proteção Civil no concelho, pois isso “permitirá reforçar a robustez na prontidão das respostas por parte das corporações de Bombeiros possibilitando uma maior capacidade de resposta e elasticidade relativamente à cobertura destes serviços em termos de horário de prontidão”.
Os representantes das corporações, Eduardo Abrantes (Carregal do Sal) e Fernando Campos (Cabanas de Viriato), consideraram que a assinatura dos protocolos veio “aumentar a capacidade de resposta” das corporações.
Já Miguel Ângelo David, comandante operacional distrital de Viseu, reiterou a importância das novas EIP “, apesar de terem uma área de atuação própria, vêm trazer força às corporações de bombeiros e assegurar um apoio e socorro de maior qualidade”, defendendo a criação de um programa de capacitação que valorize e reforce a profissionalização dos operacionais.
Os protocolos foram assinados perante os presidentes das juntas de freguesia e o representante da GNR.