A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Município de Carregal do Sal vai receber mais de três milhões de euros para investir em habitação colaborativa e em uma creche pública, anunciou o presidente da Câmara, Paulo Catalino Ferraz.
Os três milhões resultam do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e destinam-se a respostas sociais.
“O município viu serem aprovados mais três projetos de respostas sociais, dos quatro apresentados, dois para habitação colaborativa e um para creche, cujos respetivos contratos de financiamento foram assinados esta semana”.
No âmbito da habitação colaborativa, foram assinados dois contratos de financiamento. Um na freguesia de Vila Meã, num investimento estimado em quase dois milhões e financiado em mais de 1,6 ME, com capacidade até 52 pessoas em dez T2 e dois T3.
Um segundo projeto, para a freguesia de Oliveira do Conde, conseguirá acolher até 44 pessoas, distribuídas por oito apartamentos T2 e dois T3, num investimento estimado em mais de 1,5 ME e financiado em mais de 1,3 ME.
“Estas construções visam promover a inclusão social e destinam-se a pessoas em situação de vulnerabilidade social, migrantes e imigrantes após acolhimento temporário que, naquelas estruturas, vão ainda dispor de espaços polivalentes e poder usufruir de ateliês e ações de formação”, descreveu a Câmara.
O terceiro projeto assinado esta semana destina-se à construção “da futura creche pública do Município de Carregal do Sal, cujo investimento estimado ronda os 550 mil euros, com a comparticipação de 300 mil”.
“A valência vai surgir na antiga escola primária Conde Ferreira, em Carregal do Sal, após obras de adaptação das instalações, e terá capacidade para acolher 75 crianças, com até 36 meses de idade, num edifício que terá seis salas distintas”.
Segundo o comunicado de imprensa, a distribuição do espaço ficará “de forma a poderem funcionar cinco grupos com sala própria e uma sala polivalente para, por exemplo, refeições e festas”.
Haverá “uma sala para 10 crianças até à aquisição da marcha; uma sala para 14 crianças entre a aquisição da marcha e os 24 meses; uma sala para 16 crianças entre a aquisição da marcha e os 24 meses; uma sala para 15 crianças entre os 24 e os 36 meses e uma sala para 20 crianças entre os 24 e os 36 meses”.
A partir da idade da idade referenciada, ou seja, três anos, a resposta educativa é assegurada pelos estabelecimentos públicos existentes no concelho de Carregal do Sal.
O quarto projeto já aprovado, cuja obra “está prevista arrancar em setembro”, é para habitação colaborativa em Cabanas de Viriato, com a construção de oito T2, com capacidade de até 32 pessoas, no valor superior a um milhão e financiada em 985 mil euros.