Prontos para a temporada de “Bem-Vindo a”? Um programa que destaca os…
Dá um toque pessoal ao teu look com joias minimalistas e relógios…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A CDU apresentou o seu programa eleitoral para as autárquicas em Lamego, onde Autárquicas: CDU repete candidatos em Lamego. Alexandre Hoffmann será o cabeça de lista para a Assembleia Municipal.
A coligação do PCP e dos Verdes assume como eixos de intervenção as áreas de saúde, educação, património histórico e cultural, cultura, turismo, desenvolvimento, coesão territorial, emprego, ambiente, proteção civil, associativismo, área social e habitação.
Entre as propostas da CDU para a saúde em Lamego, incluem-se a criação de uma rede concelhia de extensões de saúde e de um plano estratégico local para a saúde mental, além de um gabinete municipal de psicologia e da aquisição de viaturas para aproximar os serviços de saúde primários das populações mais afastadas do centro da cidade.
Para o património, a CDU propõe a inscrição do Entrudo e Máscara de Lazarim como património municipal, a classificação de todo o património regional e a criação de museus municipais dedicados aos hospitais e aos bombeiros.
Na cultura, os comunistas propõem a criação de uma escola de canto, tradição e dança cigana, além da aposta na formação cultural e da canalização de verbas para a criação de escolas de dança, teatro e cinema.
Quanto ao turismo, a CDU propõe recuperar o projeto do parque de campismo municupal e lançar roteiros intermunicipais em parceria com as autarquias de Tarouca e Armamar, além da aplicação de verbas para a recuperação da margem do rio Douro.
A CDU também propõe a criação de uma nova política de soberania alimentar local, apoiando a agricultura da região de Lamego. Os comunistas também querem apoiar os produtores vitivinícolas e agrícolas, aumentar os incentivos às pequenas e médias empresas e detetar situações de uso e abuso de contratos precários. Defendem ainda a chegada do comboio a Lamego e a sua ligação à Linha do Douro.
A CDU também quer criar o Conselho Municipal do Ambiente e acabar com o uso de herbicidas e outros químicos, além de uma nova ecovia e da atribuição de um cheque-vale para as famílias carenciadas pelo acompanhamento veterinário dos animais de companhia.
A coligação também sugere a criação de um grupo municipal de manutenção e vigia florestal, o reforço do orçamento municipal destinado à Proteção Civil e aos Bombeiros e a comparticipação da compra de geradores “que assegurem a independência energética e capacidade de resposta” das autoridades em caso de catástrofe natural e também de fardas e outros materiais.
Para as associações, a CDU promete a criação de um fundo para o associativismo e de um regulamento municipal de apoio às associações. Na área social, propõe novos provedores para os cidadãos seniores e para as pessoas com deficiência, melhores condições de acessibilidade e a criação de um plano estratégico para o envelhecimento ativo.
Para a habitação, o programa eleitoral prevê a criação de uma renda solidária para famílias carenciadas e uma rede de habitação pública e também a contenção no licenciamento de novas construções habitacionais “mesmo que atraente na perspetiva de nova receita para o IMI”.
Por fim, na educação, a CDU quer reabrir os jardins de infância encerrados nas zonas rurais do concelho e criar uma bolsa docente para apoiar professores que vivam em Lamego e estejam colocados num raio de mais de 50 quilómetros.
Nas últimas autárquicas em 2017, a CDU teve 2,72 por cento dos votos em Lamego.