escola electrão
praia-fluvial-folgosajpg
Linha da Beira Alta comboio Mangualde passageiros 5
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar

A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…

31.07.25

Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…

29.07.25

Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….

25.07.25
leandro macedo
antónio martins psd spsul web
miguel torres ps tondela sessões com o povo
praia-fluvial-folgosajpg
Montebelo-Viseu-Congress-Hotel_Fachada_1
saude peso
Home » Notícias » Diário » Cem anos depois, o Sanatório do Caramulo vai ser demolido

Cem anos depois, o Sanatório do Caramulo vai ser demolido

pub
 Cem anos depois, o Sanatório do Caramulo vai ser demolido - Jornal do Centro
26.08.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Cem anos depois, o Sanatório do Caramulo vai ser demolido - Jornal do Centro
26.08.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Cem anos depois, o Sanatório do Caramulo vai ser demolido - Jornal do Centro

Cem anos depois da sua inauguração, o sanatório do Caramulo, onde antes se faziam tratamentos para a tuberculose, vai ser demolido.

A informação foi avançada esta quinta-feira (26 de agosto) por João Maria Lacerda, gestor da Sociedade do Caramulo, a proprietária do imóvel. Do edifício vai restar apenas a fachada.

Aos jornalistas e à margem da apresentação do Caramulo Motorfestival, João Maria Lacerda revelou que a intenção de demolir o sanatório já vinha de muitos anos.

“Este processo já era para ter acontecido há dois anos e posso dizer que há mais de dez anos que procuro uma solução para demolir o Grande Sanatório”, disse. Segundo o gestor, a empreitada vai consistir numa “demolição parcial porque vai ficar só a fachada, ou seja, até ao primeiro e segundo andar”.

“Já temos a licença de demolição e uma empresa que já nos disse que vai começar a montar a estrutura a partir da próxima semana. Essa empresa também aguarda pelo parecer e pela autorização da empresa que vai fazer a retirada do amianto e só depois disso é que se vai começar a demolição”, explicou.

O Grande Sanatório vai ser convertido num projeto turístico, mas João Maria Lacerda escusou-se a revelar mais detalhes. “Sempre se perspetivou o melhoramento daquele local no futuro para fins turísticos, sendo que irá nascer uma infraestrutura ligada ao turismo”, disse.

Segundo o gestor, prevê-se que a demolição vá durar pelo menos entre um mês e meio e dois meses. O Grande Sanatório do Caramulo foi criado em 1921 e funcionou até à década de 1970, com a erradicação da tuberculose.

Quatrocentos mil euros para museu e centro interpretativo do Sanatório. Concurso ficou deserto

Ainda no Caramulo, vai ser criado um museu e um centro interpretativo da antiga Estância Sanatorial. O projeto vai custar cerca de 400 mil euros e pretende dar a conhecer como era o Caramulo, os sanatórios e o tratamento da tuberculose.

António Ferreira, presidente da Junta de Freguesia do Guardão, diz que o projeto é “ambicioso”. O museu vai ficar no edifício do Posto de Turismo local, que “vai sofrer alterações profundas” com a futura empreitada.

O autarca acrescenta que o projeto está pela segunda vez em concurso público depois de o primeiro ter ficado deserto e sem concorrentes. “Estamos a aguardar que haja propostas e, em princípio, serão abertas na próxima segunda-feira (dia 30). Assim que tenhamos condições para que a obra avance, é para avançar”, explica.

António Ferreira diz ainda que o novo museu vai ter uma forte componente digital. A Câmara de Tondela já tinha aprovado em junho

pub
 Cem anos depois, o Sanatório do Caramulo vai ser demolido - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Cem anos depois, o Sanatório do Caramulo vai ser demolido - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar