Prontos para a temporada de “Bem-Vindo a”? Um programa que destaca os…
Dá um toque pessoal ao teu look com joias minimalistas e relógios…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O centro de vacinação contra a Covid-19 em Viseu, que vai fechar as portas no final de outubro, também poderá servir para a administração da vacina da gripe.
A possibilidade foi avançada após a última reunião da Câmara na passada quinta-feira (16 de setembro) pela presidente da autarquia, que esteve à conversa com responsáveis do Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões.
Aos jornalistas, Conceição Azevedo reiterou que o centro aberto desde fevereiro deste ano no Pavilhão Multiusos vai fechar aos fins de semana a partir do início de outubro, justificando-se com o “desgaste” dos profissionais que se têm dedicado à toma da vacina contra o novo coronavírus.
“Agora, há a intenção de associar o centro à toma da vacina para a gripe mas, por aquilo que me disse a doutora Rita Figueiredo, vamos manter a data (de encerramento). Se houver alguma coisa, terá de ser a doutora Rita a comunicar-nos”, afirmou.
A presidente da Câmara de Viseu admitiu que, em causa na eventual reabertura do centro de vacinação, está a possibilidade de virem a chegar mais vacinas. Ainda assim, Conceição Azevedo disse que, para já, não há a certeza “se as vacinas vão chegar em quantidade e na data prevista”. “Portanto, tudo está dependente disso porque a ideia era aproveitar toda a logística do centro de vacinação para a vacina da gripe”, acrescentou.
O centro de vacinação no Multiusos de Viseu já custou 130 mil euros à Câmara. Segundo disse a vereadora Ermelinda Afonso, este valor não inclui gastos como luz e manutenção.
“Alocámos meios financeiros para garantir o funcionamento do Pavilhão Multiusos. Vamos fazer um levantamento muito mais rigoroso do custo da iluminação e da manutenção normal do pavilhão, mas estes 130 mil euros já incluem segurança, limpeza e colocação de infraestruturas desde que estão a aproximar-se do pavilhão até saírem da vacinação”, explicou a vereadora.
Centro de vacinação de Viseu vai fechar as portas no final de outubro. Na altura, Conceição Azevedo disse que o centro ia ser fechado para poupar os profissionais de saúde que foram mobilizados e também poupar dinheiro.