A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
Os comerciantes de Cinfães podem digitalizar os seus negócios no projeto Cinfães Digital, promovido pela Câmara e pela Associação Empresarial do concelho.
A iniciativa – apresentada recentemente e integrada nos bairros comerciais digitais que têm vindo a ser implementados no distrito de Viseu – visa “impulsionar o comércio local por meio da tecnologia e da digitalização” através de um marketplace (mercado online) que “conecta de forma prática e eficaz empresários e consumidores, tornando o comércio local mais acessível e dinâmico”, realça o município de Cinfães. Além do site, o marketplace também inclui uma aplicação para telemóveis.
O objetivo do Cinfães Digital passa por transformar o concelho “numa referência de inovação digital no comércio local, permitindo que empresas da região se adaptem às novas realidades tecnológicas e atendam melhor os consumidores modernos”, acrescenta em comunicado.
O investimento previsto é superior a 468 mil euros e o projeto abrange numa primeira fase as principais artérias comerciais da vila como a Avenida de Santa Bárbara, o Largo 25 de Abril e várias ruas adjacentes.
O Cinfães Digital também prevê a instalação de quiosques digitais interativos que também oferecem cacifos para melhorar a logística dos comerciantes e a criação de soluções de realidade aumentada para “proporcionar uma experiência de visita e consumo mais imersiva e inovadora”, sublinha a autarquia.
O projeto também prevê ações de formação aos comerciantes sobre a economia circular, a inovação digital e o marketing digital com o objetivo de “aumentar a sustentabilidade e o perfil digital” dos lojistas locais e o investimento em ferramentas para promover o bairro digital e os estabelecimentos aderentes, “tornando-os mais visíveis e acessíveis online”.
Estão ainda previstos sistemas inteligentes para “otimizar as operações comerciais do bairro e melhorar a análise de dados, ajudando a gerir melhor a atividade económica local” e estratégias de comunicação para “fortalecer a imagem do bairro”, enumera o município.
Entretanto, no âmbito do projeto, já foi implementada a rede Wi-Fi gratuita nas ruas abrangidas pelo bairro comercial, permitindo que qualquer pessoa possa ligar a Internet sem limitações.