Sorteio natal 4 tondela
bicicleta foto generica
PJ_Mangualde 1
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…

13.01.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

13.01.25

No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…

11.01.25

por
André Rodilhão - Destak Imobiliária

 As vantagens de recorrer a empresas especializadas

por
Eugénia Costa e Jenny Santos

 Depressão: Quebrar o Silêncio
Home » Notícias » Concelho » Cinfães » Cinfães e Resende querem fechar a época a fazer história

Cinfães e Resende querem fechar a época a fazer história

 Cinfães e Resende querem fechar a época a fazer história
31.05.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Cinfães e Resende querem fechar a época a fazer história
15.01.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Cinfães e Resende querem fechar a época a fazer história

Quando a bola começar a rolar no Estádio João Cardoso, em Tondela, este domingo, 2 de junho, Cinfães e Resende têm na mira apontar à história. Ambos os clubes podem escrever a letras douradas uma Taça Sócios de Mérito que será sempre motivo de festa.

Por motivos distintos. Se o Cinfães ganhar, a equipa técnica liderada por Paulo Mendes e o plantel cinfanense vencerá pela primeira vez uma ‘dobradinha’. O conjunto de Cinfães entra em campo com o estatuto de campeão distrital, mas até agora nunca conseguiu vencer campeonato distrital e Taça, na mesma época.

Se, por outro lado, for o Resende a ganhar, então a história vai ser feita pela conquista inédita da Taça pela equipa do norte do distrito de Viseu. Os dados estão lançados.

O treinador do Cinfães, Patrick Canto, antevê um jogo difícil. O técnico lembra que o Resende vai defrontar o campeão distrital, uma equipa, que, descreve, “que fez um campeonato muito bom, quase sem falhas, nem períodos maus”. “É uma equipa fortíssima”, assume, sobre o adversário de domingo. O técnico do Resende assinala que o Cinfães tem “uma organização coletiva muito forte e tem jogadores muito evoluídos”. “É uma equipa que joga muito bem em ataque organizado, em transição ofensiva. Tem poucos pontos fracos. No nosso contexto é uma equipa muito acima da média”, frisa.

Por isso, por ver no adversário de domingo um opositor forte, o Resende vai querer ter bola. “Queremos tirar bola ao Cinfães, não os deixar confortáveis no jogo. E sermos agressivos para atacar a profundidade e criar dificuldades ao adversário. Fazê-los correr para trás. Termos bola é, para nós, a chave do nosso sucesso”, antecipa.

O treinador do Resende acrescenta também que ambos os clubes fizeram uma época em crescendo. “O Cinfães deu um salto qualitativo sobretudo em janeiro. A equipa melhorou bastante. Ficou mais completa e mais consolidada nos processos. Tornou-se mais forte. Nós fizemos um bom jogo na última vez que defrontámos o Cinfães. Conseguimos contrariar esse ascendente e esse domínio que tendem a fazer com as equipas, tendo muita bola. Sabemos que uma final é uma final. O Resende também cresceu ao longo da segunda volta. Fomos incorporando novos jogadores, evoluímos e somos uma equipa mais forte do que aquela que começou a época”, concretiza.

Este domingo em Tondela vão defrontar-se dois treinadores que ainda não ultrapassaram a fasquia dos 50 anos. Paulo Mendes é mais novo, 32 anos, Patrick Canto, tem 47. “O que acontece com os treinadores, também se verifica com os jogadores. Um atleta de 18 anos pode ser importantíssimo, não é apenas o que tem 28 ou 29. A competência é fruto do trabalho. Ninguém nasce ensinado e a competência resulta única e exclusivamente do trabalho e da dedicação que as pessoas põe no treino. O Paulo Mendes tem tido uma carreira ascendente, tenho-o como um treinador muito inteligente e competente. A competência não tem idade”, resume.

Do lado do Cinfães, Paulo Mendes confia que o Resende vá ter “a mesma estratégia dos últimos dois jogos do campeonato contra nós”. “Acredito que vão adotar uma estratégia de contenção, mais defensivos, à procura das transições e as bolas paradas, lances em que são muito fortes. Vamos estar preparados para isso”, garante.

Paulo Mendes afirma que os jogadores do Cinfães têm de ser “muito mais incisivos quando tiverem a bola e mais assertivos na tomada de decisão, para ganharmos o jogo”.

Em jeito de balanço, Paulo Mendes lembra que “quando começámos esta época ninguém nos pediu taças”. “Pediram-nos o campeonato e esse campeonato foi cumprido. Temos o objetivo de fazer a dobradinha, algo inédito para o Cinfães. Nunca ninguém o conseguiu”, recorda.

A propósito do encontro diante do Resende, o treinador do Cinfães acrescenta que “a distância que separa os dois clubes é muito curta”. “São equipas vizinhas, com boas relações, mas é sempre um dérbi. Toda a gente quer ganhar. O Resende já conseguiu o objetivo de apurar-se para a Taça de Portugal, independentemente do desfecho do jogo de domingo. Mas também querem vencer até para fechar com chave de ouro a época”, diz.

Paulo Mendes espera que depois do jogo que poderá ter noventa minutos, 120 ou ser decidido nas grandes penalidades, a época “seja mesmo histórica”. “A partir do momento que vencermos a Taça, essa história já ninguém nos tira. Seremos o primeiro grupo de trabalho a conseguir a dobradinha na história do clube. Agora, independentemente do desfecho de domingo, será uma época bastante bem sucedida: vencemos o campeonato, garantimos a promoção ao Campeonato de Portugal – algo que o clube ambicionava há cinco anos, dentro de alguma adversidade. Foi uma época competente da nossa parte. Uma equipa que chega ao primeiro lugar isolado, no dia 1 de novembro e termina o campeonato a 12 de maio em primeiro, sem nunca ter saído de lá, nem deixado apanhar, revela competência e regularidade”, avança.

Cinfães e Resende começam a jogar às cinco da tarde deste domingo, 2 de junho, no Estádio João Cardoso em Tondela. Vai ser o último jogo oficial relativo à época 2023/2024 no futebol sénior do distrito de Viseu.

 Cinfães e Resende querem fechar a época a fazer história

Outras notícias

pub
 Cinfães e Resende querem fechar a época a fazer história

Notícias relacionadas

Procurar