Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Aproveitando a celebração do Dia Mundial do Turismo, no passado dia 27 de setembro, vimos reforçar a importância e o contributo do desporto para o turismo, em complementaridade aos artigos já publicados.
O turismo é um dos setores económicos mais importantes do mundo, enquanto o desporto é um dos maiores fenómenos sociais. O turismo desportivo constitui grande parte da indústria do turismo, com estudos a afirmar que um quarto de todo o turismo no mundo está relacionado com o desporto. O turismo desportivo inclui não apenas a participação direta ou indireta em eventos desportivos, mas também atividades recreativas pessoais realizadas nos destinos dos turistas.
Declarações da Organização Mundial do Turismo e do Comité Olímpico Internacional (COI) destacaram a importância do turismo desportivo tendo estabelecido o compromisso de reforçar a parceria e colaboração no domínio do turismo desportivo:
“Turismo e desporto estão interligados e são complementares… são forças poderosas para o desenvolvimento, estimulando investimentos em projetos de infraestruturas, como aeroportos, estradas, estádios, complexos desportivos e restaurantes, projetos que podem ser aproveitados pela população local, bem como pelos turistas que usufruem dos espaços.”
O turismo também é um pilar essencial da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, tal como está definido em alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como segmento do turismo, o turismo desportivo também desempenha um papel muito relevante neste desígnio mundial.
Ao nível económico, o turismo desportivo contribui para o Objetivo 1 «acabar com a pobreza em todas as suas formas em todos os lugares» e 8 «promover o crescimento económico sustentável, inclusivo, o emprego pleno, produtivo e o trabalho decente para todos». O turismo desportivo promove negócios locais, gerando procura em diversas áreas como transporte, hotéis e restauração. Assim, as populações locais podem aproveitar as oportunidades de emprego e a dinamização da economia.
Além disso, o turismo desportivo contribui para o Objetivo 3 «garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as idades». Além de proporcionar aos turistas oportunidades de presenciar eventos desportivos e a realização de atividade física de lazer e recreativa, o investimento no turismo desportivo também pode promover a participação das populações locais nos eventos desportivos, dinamizando a prática regular da atividade, promovendo o bem-estar e uma vida mais saudável.
Por fim, o turismo desportivo também pode contribuir para o Objetivo 11 «aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planeamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis». O desenvolvimento do turismo desportivo acessível pode melhorar a acessibilidade do destino pela oferta não só de produtos desportivos, mas também de alojamento, parques e transporte acessíveis. Além disso, o turismo desportivo acessível e inclusivo é determinante na integração das pessoas com deficiência na sociedade.
À medida que o papel e a relevância do desporto na sociedade atual continuam a crescer, também o seu contributo é evidente para o turismo na persecução de um desenvolvimento sustentável e inclusivo dos destinos.
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Helena Barbosa