O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…
Não me meteram na escola porque fazia falta a guardar cabras”. Esta…
O Entrudo de Quintela de Azurara arranca esta quarta-feira (31 de janeiro) para um mês repleto de festejos carnavalescos nesta freguesia do concelho de Mangualde e que envolvem casamentos, papas de milho, fogueira, sacada, caminhada, passeio em BTT, baile de máscaras, espetáculo de fogo e o tradicional enterro.
Até 13 de fevereiro, a diversão e a folia vão reinar nesta localidade. “Esta é a altura do ano que reúne o maior número de tradições na nossa freguesia”, sublinha o presidente da junta de Quintela de Azurara, Rui Marques.
O Entrudo começa na madrugada desta quarta-feira (31 de janeiro), altura em que os compadres anunciam os “casamentos”. Dois arautos ou mensageiros oficiais, um em cada extremo da povoação, anunciam quem casa com quem e têm toda a liberdade para abusarem da arte de maldizer. As respostas são dadas e afixadas por escrito em locais públicos, pelas comadres, na madrugada de 7 de fevereiro.
Pelo meio, no dia 4, todos são convidados a jogar à “Panela de Barro” (15h00) e a dançar na “Roda de Entrudo” (16h00).
As festividades vão culminar no fim de semana do Carnaval. No Domingo Gordo, 11 de fevereiro, a partir das 14h00, há Feirinha do Entrudo com artesanato e produtos da região. A partir das 15h00, decorre a caminhada pelos Trilhos de Ludares. Já o tradicional Baile de Máscaras, animado com a Banda K7, está marcado para as 21h00.
Já na Segunda-Feira de Carnaval, dia 12, a população de Quintela de Azurara vai juntar-se à volta de uma grande fogueira a partir das 19h00 e até ao fim do Entrudo. Às 20h30, começa o Passeio Noturno de BTT.
Segue-se muita animação a partir das 21h30, com o Grupo de Concertinas de Mangualde, o Grupo de Concertinas do Dão, a Escola de Música “A Pauta” de Vila Nova de Oliveirinha e os Gaiteiros D’Albergaria. E as papas de milho são servidas às 22h00. “Todos os cafés fazem e servem, gratuitamente, à mesma hora, papas de milho, doces e salgadas”, explica Rui Marques.
E, na Terça-Feira Gorda, 13 de fevereiro, o dia começa muito cedo às 05h00 com o “Cantar da Madrugada”, que se vai fazer ouvir pelas ruas da aldeia, onde também será servido café feito em panela de ferro.
Neste último dia do Entrudo, regressa a Feirinha do Entrudo e há animação com os Zés Pereiras de São Martinho de Orgens, os CoimBrass Brand e o Grupo de Bombos Mangualdenses. Tudo isto antes da Sacada, que acontece às 17h15.
“O jogo da Sacada é uma iniciativa secular, que foi passando de geração em geração. Consta-se que é um ritual de emancipação dos rapazes solteiros, que se mascaram e, com sacas de serapilheira ou linho, desafiam os homens mais velhos a participar neste jogo”, refere Rui Marques.
O espetáculo de fogo “Despertar da Serpente” (21h30) com artistas circenses acontece antes do Enterro do Entrudo, marcado para a meia-noite.