A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou esta quarta-feira (6 de setembro) a conclusão das obras de beneficiação do troço da Linha do Douro entre Ferradosa e Freixo de Numão, num investimento de 6,7 milhões de euros.
“Os trabalhos de beneficiação desta ferrovia envolveram um investimento de 6,7 milhões de euros e a sua concretização garante uma melhoria nos níveis de segurança, qualidade e fiabilidade da infraestrutura ao serviço dos utilizadores do transporte ferroviário, agora concluídos”, indicou a IP em comunicado.
De acordo com a IP, este troço de cerca de 15 quilómetros serve os concelhos de São João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa.
A IP acrescentou ainda que “a intervenção teve por objetivo a requalificação da infraestrutura de via no troço, tendo contemplado, entre outros, trabalhos de substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco, a substituição de carril e transformação de barra curta em barra longa soldada”.
Segundo a empresa pública, “a empreitada, de elevada complexidade logística, foi maioritariamente desenvolvida em período noturno sem comprometer a normal circulação ferroviária”.
Esta intervenção integra o Plano de Modernização da Linha do Douro, cujo desenvolvimento está a ser realizado de forma faseada, tendo sido já executada a intervenção no troço Caíde-Marco, obra desenvolvida no âmbito do Ferrovia 2020, e a reabilitação do troço com cerca de 12,4 quilómetros, entre as estações de Pinhão e de Tua, concluída em 2022.
Já em julho a IP anunciava o lançamento de um concurso público para a reabilitação de um troço com cerca de sete quilómetros da Linha do Douro no concelho de Foz Côa, por 3,6 milhões de euros.
A IP referia à data que a intervenção se centraria entre as localidades de Freixo de Numão, desde o quilómetro 163,1, até ao Pocinho, junto ao quilómetro 170,994.
O investimento de 3,6 milhões de euros incide na requalificação integral da infraestrutura, que vai assegurar o reforço dos níveis de segurança, qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura.
A empreitada tem um prazo de execução de 300 dias e prevê a execução de trabalhos de substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco, a substituição de carril, a transformação de barra curta em barra longa soldada e execução de órgãos de drenagem.
A Linha Ferroviária do Douro atualmente liga o Porto ao Pocinho (171,522 quilómetros) e há vários anos que é defendida a eletrificação da via, bem como a reabertura do troço entre o Pocinho (Vila Nova de Foz Côa) e Barca d’Alva (Figueira de Castelo Rodrigo), desativado em 1988.