A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
A Câmara de Carregal do Sal admite que o reforço da cobertura de telecomunicações no concelho não deverá ficar garantida este ano, estando dependente da conclusão do concurso público lançado para a instalação de banda larga nas “zonas brancas” onde não há rede.
A autarquia fala de um processo “com alguma complexidade e morosidade” e admite que a intervenção prevista para dar resposta às populações que ainda não estão servidas pela fibra ótica “previsivelmente não acontecerá durante o ano em curso” e apesar “de toda a pressão exercida pelo executivo” municipal.
O presidente Paulo Catalino reuniu recentemente com responsáveis da operadora Altice (dona da Meo) nos Paços do Concelho, onde foi abordada a cobertura das telecomunicações.
Na rede móvel, revela o município de Carregal do Sal, não há problemas a reportar “estando a ser realizada a desativação do 2G e 3G, por forma conseguir-se um efetivo reforço do 5G com as frequências entretanto libertadas”.
Relativamente à rede fixa, aguarda-se o desenrolar do concurso público das “zonas brancas”. “Até que se verifique a conclusão do referido concurso, não pode existir qualquer investimento da Altice ou de outro operador”, reconhece a Câmara. O concurso abrange mais de 400 mil casas, em diversas regiões do interior, num investimento de 425 milhões de euros.
Atualmente, a taxa de cobertura por freguesia varia entre os 40 por cento em Oliveira do Conde e os 95% em Carregal do Sal (sede do concelho). Beijós tem uma taxa de 92%, enquanto que Cabanas de Viriato e Parada têm 86%.
Ainda na reunião com a Altice, foram discutidos os vários projetos em que a empresa é parceira da Câmara de Carregal do Sal como a cobertura Wi-Fi do espaço envolvente à Casa do Passal, onde está a ser construído o futuro museu dedicado a Aristides de Sousa Mendes.
Também foi abordada a cobertura de rede no projeto da ciclovia Caminho da Esperança e no Centro Interpretativo do Vinho, além da criação de conteúdos específicos para integrar os espaços museológicos também relacionados com o projeto Caminho da Esperança, que homenageia Aristides de Sousa Mendes.
Os responsáveis da Altice também mostraram-se interessados em “participar de forma ativa no projeto do Bairro Comercial Digital de Carregal do Sal”, acrescenta a Câmara.