Os concelhos que integram a Águas do Planalto vão começar a poupar…
Há uma história por detrás do famoso Pastel de Feijão da Pastelaria…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Especialistas de cibersegurança, inteligência artificial, proteção de dados e geopolítica, entre outras áreas, reúnem-se em Cinfães, que recebe no dia 28 de março o Congresso da Segurança e Integridade Digital.
O evento vai realizar-se a partir das 09h30 no Auditório Municipal, abordando temas como o impacto da segurança digital no território, a implementação da diretiva europeia NIS2 – que estabelece um quadro jurídico unificado para defender a cibersegurança em 18 setores críticos na União Europeia –, o ciberespaço, os territórios seguros e a ética e transparência no território.
O Congresso da Segurança e Integridade Digital vai contar com oradores de referência “como comentadores televisivos especialistas na matéria e professores universitários, reunindo os principais especialistas na área do digital, promovendo um debate alargado junto da sociedade civil e das entidades estratégicas do território e da região”, acrescenta a Câmara de Cinfães, que organiza o congresso.
A autarquia diz que o objetivo do congresso é “criar um contexto de debate, no âmbito municipal e na região, tendo como ponto de partida o impacto da segurança digital no nosso território”.
Com o evento, o município de Cinfães também ambiciona colocar o concelho e a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa “na rota do futuro, dotando o território e a comunidade de informação sobre os desafios que o mundo digital proporciona, enquanto cidadãos, sobretudo na sua relação com os agentes do poder local”, acrescenta.
A Câmara também destaca o papel da digitalização “para assegurar a proteção dos cidadãos, a continuidade dos serviços municipais, a conformidade legal e o desenvolvimento sustentável dos municípios e dos territórios no contexto digital”.
O evento é gratuito, mas a participação está sujeita a inscrição.