A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
Nos últimos 15 dias, a Santa Casa de Misericórdia de Viseu registou um surto de Covid-19 com mais de 70 pessoas infetadas. No Lar de São Caetano foram detetados 39 casos positivos, dos quais 25 eram utentes e 14 funcionários; no Lar Professor José Ceia 10 funcionárias e quatro utentes ficaram infetados; no Lar Rainha D. Leonor estão 10 funcionárias doentes e na creche de São Teotónio 15 crianças testaram positivo para o novo coronavírus.
O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Viseu, Adelino Costa, admite que chegaram a passar por uma situação complicada.
“Começámos com o Lar de São Caetano, há menos de 15 dias chegámos a ter 25 utentes infetados e 14 funcionários. Neste momento a situação está muito mais controlada, praticamente já não há nessa valência”, disse.
O responsável explicou ainda que outras valências também já foram afetadas. “Agora é o Lar Professor Ceia, que é um lar novo que tem muito menos funcionários, neste momento já estão 10 de baixa com Covid, mais quatro utentes e neste momento estamos com muitas dificuldades. Com a ausência destes 10 trabalhadores tivemos que nos fazer valer de alguma extensão, em termos de funcionários, e fomos a outras valências. Não quero deixar de relevar a solidariedade dos trabalhadores de outras valências que vieram ajudar neste lar”, destacou.
Adelino Costa acrescentou ainda que nas restantes valências da instituição o cenário repete-se.
“Na Residência Rainha D. Leonor também temos a mesma situação, não são muitos em termos de funcionárias infetadas, que não há nenhuma, mas estão 10 em isolamento e depois temos que juntar a isto algumas baixas já habituais, devido a este ser um trabalho de alguma exigência. A nível de infância, a creche São Teotónio teve praticamente todos os funcionários ou com Covid ou em isolamento e agora vai havendo quase sempre. Em termos de crianças temos 400 inscritos, infetadas deverão estar umas 10 ou 15”, explicou.
Várias Misericórdias foram afetadas na última semana
A Misericórdia de Viseu vem juntar-se a outras instituições que têm sido afetadas com vários casos positivos de Covid-19, é a quarta esta semana.
No lar da registou-se uma morte e 30 pessoas infetadas, dos quais 20 utentes e 10 funcionárias, em Covid-19: surto na Misericórdia de Mangualde com 35 casos positivos, o lar teve um surto de Covid-19 com 35 casos positivos entre os utentes. Em , uma turma da creche da Misericórdia ficou isolada em casa após sete crianças terem testado positivo à Covid-19. A turma era composta por um total de 14 meninos, já em Covid-19: Misericórdia de Carregal do Sal com 11 infetados. Oito são crianças 11 pessoas estiveram infetadas com Covid-19, incluindo nove utentes e duas funcionárias.