Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Crianças e jovens pintaram nos últimos dias um mural na Escola Básica e Secundária Abel Botelho, em Tabuaço.
O trabalho começou no Dia da Criança e terminou esta sexta-feira (3 de junho). O objetivo passou por pôr a arte ao serviço da luta contra a exclusão, com a colaboração do artista urbano Tiago Godmess. A ideia partiu da Associação Bagos D’Ouro.
Cláudia Melo, diretora artística do programa “Faz Parte”, explica que o desenho do mural nasceu da vontade das crianças.
“Foi pedido às crianças que partilhassem com o artista o que gostariam de ver representado no muro da escola. A partir daí, o artista faz uma composição com essas vontades, fazendo também uma referência ao projeto, que abre a janela para um melhor futuro através de um melhor conhecimento do indivíduo e do seu lugar”, explica.
O programa inclui também a realização de oficinas com crianças, as famílias e a restante comunidade. Cláudia Melo acrescenta que o “Faz Parte” tem três eixos de intervenção e “surge a partir da criação de um programa baseado na educação artística em contextos não-formais e que espera que seja capaz de gerar mudanças sociais positivas”.
“O programa também se assenta em práticas de artes visuais formativas, atendendo à condição cognitiva e colaborativa”, acrescenta lembrando que o projeto “procura combater a exclusão social das crianças do universo da Bagos D’Ouro”, que atua na região do Douro e em concelhos do norte do distrito de Viseu.
Dentro desses eixos do programa, estão a exploração da natureza e património e a intervenção em espaços públicos, na qual se integra a pintura deste mural.