cantinho_dos_animais-7
viseu senhora da beira
Afonso Rodrigues CD Tondela
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Diário » Crianças de Viseu participam em iniciativa de combate ao idadismo

Crianças de Viseu participam em iniciativa de combate ao idadismo

pub
 Crianças de Viseu participam em iniciativa de combate ao idadismo - Jornal do Centro
19.07.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Crianças de Viseu participam em iniciativa de combate ao idadismo - Jornal do Centro
19.07.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Crianças de Viseu participam em iniciativa de combate ao idadismo - Jornal do Centro

As Obras Sociais de Viseu e a associação Stop Idadismo levaram o tema da discriminação por causa da idade às escolas primárias do Agrupamento Infante D. Henrique, onde organizaram a iniciativa “Amigos de Todas as Idades – Vencendo o Idadismo”.

As duas instituições com sede em Viseu destacam que o projeto realça a importância de lançar o tema do idadismo nas escolas para “promover a compreensão e a sensibilidade em relação às questões de idade desde cedo” e falaram numa experiência enriquecedora com as crianças, de tal modo que já estão a trabalhar na “criação de condições” para que o tema possa ser disseminado.

O projeto visou sensibilizar as crianças para a existência do idadismo na sociedade, promover a compreensão da importância de respeitar pessoas de todas as idades e formar os mais novos para reconhecerem e combaterem o idadismo na escola, família e comunidade.

“Fomos capazes de, em conjunto com todas as crianças, identificar exemplos de idadismo em situações do dia a dia, explorar como o idadismo pode afetar pessoas de diferentes idades e desenvolver a empatia e a compreensão em relação às experiências de pessoas de todas as idades. O nosso propósito em cada escola foi sempre encorajar as crianças a serem defensoras da igualdade e a desafiarem estereótipos baseados na idade”, realçam as Obras Sociais e a Stop Idadismo.

“Ao abordar o idadismo no ambiente escolar, podemos ajudar os alunos a reconhecerem e combaterem atitudes discriminatórias baseadas na idade, promovendo assim um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso para todas as idades”, acrescentam.

José Carreira, dirigente das Obras Sociais e da Stop Idadismo, lembra que o idadismo “começa na infância e é reforçado com o tempo”. “Desde a mais tenra idade, as crianças captam mensagens subentendidas, emitidas pelas pessoas de seu círculo sobre os estereótipos e preconceitos da sua cultura, mensagens essas que são assimiladas em pouco tempo. Depois esses estereótipos orientam os seus sentimentos e comportamentos em relação a pessoas de diferentes idades e a si próprias”, explica.

As instituições realçam que a abordagem do idadismo nas escolas constitui uma oportunidade para os jovens “refletirem sobre as suas próprias atitudes em relação à idade” e explorarem como o preconceito pode afetar diferentes grupos etários. “Isso pode ser feito através de atividades de enriquecimento curricular possibilitando discussões em sala de aula e projetos interdisciplinares”, é defendido.

Além disso, os alunos também estão preparados para “interagir e colaborar com pessoas de todas as idades” e as escolas estão a capacitá-los para serem agentes de mudança e contribuírem para a construção de um “mundo mais justo e inclusivo para todos”.

pub
 Crianças de Viseu participam em iniciativa de combate ao idadismo - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Crianças de Viseu participam em iniciativa de combate ao idadismo - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar