O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
Magda Matos
O turismo tem um peso importante na economia nacional. Tendo uma importância redobrada no interior do país. É um dos incentivo para atrair pessoas ao centro do país.
De acordo com o INE, em 2023, o setor do turismo atingiu os valores mais elevados, desde que há registo. Na Região de Turismo do Centro, o turismo cresceu 11,5%.
O curso de Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu está projetado para contribuir para o desenvolvimento do setor. Há 25 anos que cumpre esse papel.
As raízes
O curso de turismo nasceu fruto da vontade e trabalho de Joaquim Antunes. Criado no Departamento de Gestão, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, viu a oferta aumentada mais tarde com a abertura do Mestrado em Gestão Turística.
João Pedro Costa, diretor do curso há dois anos destaca a sua versatilidade. “O curso foi desenhado para ser abrangente e dar aos alunos capacidades para ingressar, com sucesso, nas muitas áreas que o turismo engloba. É um curso de banda larga”.
Atualmente, o curso continua a ser um dos mais procurados da ESTGV, com todas as 47 vagas disponíveis preenchidas na primeira fase de candidaturas.
“Fala-se dos recursos naturais, da gastronomia, das pessoas e do salto qualitativo que o turismo deu e são raras as vezes que vejo salientado que sem cursos como o nosso, sem esta formação que a maioria dos profissionais há 30 anos não podia ter, não seria possível o panorama que temos hoje.”
O futuro
Uma das questões que mais preocupa os jovens que entram neste, e em outros cursos, é o futuro. Por vezes incerto.
O diretor do curso, assume que os dados relativos à empregabilidade dos alunos que passaram pela ESTGV são positivos. “A última vez que eu fiz a avaliação do curso, relativamente em 2021/2022, tínhamos um inscrito à procura de emprego num ano e noutro zero. Não quer dizer que estão mesmo na área porque podem ter seguidos outros caminhos, mas nós temos muita gente a trabalhar no meio do turismo.”
O estágio obrigatório no terceiro ano é uma das mais valias do curso, permitindo assim que os estudantes obtenham experiência na área. “Os nossos licenciados estão por todo o lado, e é esse leque de possibilidades que torna o curso tão atrativo”, reforça o diretor.
Celebrações (solidárias)
As comemorações dos 25 anos do curso incluem dois eventos organizados pelos alunos do terceiro ano, no âmbito da unidade curricular de Organização e Gestão de Eventos. O primeiro, realizado no dia 22 de novembro, reuniu órgãos da direção da ESTGV, diplomados, alunos atuais e professores num jantar comemorativo.
O próximo evento está marcado para o dia 3 de dezembro e será o seminário “(Re)Encontros”, no auditório da ESTGV. A iniciativa contará com a participação do presidente do Turismo do Centro, Raul Almeida, que irá falar sobre as novas tendências do turismo.
O programa conta ainda com o painel “Alumni: de volta a casa”, que junta vários diplomados que regressam à escola para partilhar experiências e sucessos profissionais. O seminário terminará com uma atuação da Tunadão e uma “Viagem dos Sabores”, com os melhores produtos da região.
Os eventos têm um cariz solidário e os estudantes do 3.º ano trabalham para angariar fundos para a Associação MOG (Movimento Oncológico Ginecológico).