Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
Prontos para a temporada de “Bem-Vindo a”? Um programa que destaca os…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
A Feira Franca regressa a Viseu já na próxima terça-feira (10 de setembro), depois do encerramento da Feira de São Mateus. A Câmara promete uma programação que “celebra a cultura e a etnografia” com o Desfile Nacional do Traje Popular Português, a Festa das Freguesias e várias atuações no recinto da Feira de São Mateus.
O Coro Mozart, o Vox Visio, a fadista Mara Pedro, tunas académicas, ranchos e grupos folclóricos, de cantares e de bombos vão atuar no evento que recupera a feira franca que marcou gerações da região.
Até 22 de setembro, a Feira Franca vai ter 13 dias de entrada gratuita com uma programação “vocacionada para a promoção e valorização de manifestações culturais tradicionais de raiz popular, locais e de âmbito nacional”, refere a autarquia de Viseu.
O recinto do Campo de Viriato vai continuar com os operadores da Feira de São Mateus que quiserem manter-se abertos, incluindo diversões, restauração, bebidas, artesanato, têxtil, agrícola e industrial, entre outras áreas. A Feira Franca vai decorrer das 12h00 à meia-noite.
“É uma programação curta mas intensa, que exalta o melhor do nosso concelho, região e país, garantindo aos vários grupos e artistas um palco extra de promoção junto de viseenses e visitantes”, diz o presidente Fernando Ruas, que destaca o facto do programa ser “constituído, em 99 por cento, pelos talentos da casa”.
“Com a realização da Feira Franca de Viseu, de entrada gratuita, a autarquia assegura a continuidade da Guardiã das Feiras Populares do país até ao feriado municipal, no formato de um grande evento, contribuindo para a manutenção da dinamização económica, social, recreativa e cultural”, explica o autarca.
No dia 21 de setembro, feriado municipal, Viseu recebe o 27.º Desfile Nacional do Traje Popular Português, organizado pela Federação do Folclore Português. A iniciativa vai reunir mais de 1.000 participantes do continente e da Madeira. Também no último fim de semana da Feira Franca vai decorrer a 22.ª Festa das Freguesias, que vai mostrar o melhor das 25 freguesias do concelho de Viseu.
No fado, destaque para a iniciativa “Augusto Hilário: Guitarra de Coimbra, Alma Viseense”, inicialmente agendada para junho, mas adiada por causa do mau tempo.
Os concertos de fado decorrem nos dias 13 e 14 de setembro, com o Grupo de Fados 7 Torres e o Grupo de Fados e Guitarradas de Coimbra no primeiro dia. Já no segundo dia, vai-se ouvir fado de Lisboa, no feminino, com as vozes de Sónia Lisboa, Mara Pedro (que também vai cantar na noite de encerramento no dia 22), Sílvia Mitev, Ana Sofia Costa e Glória Paiva.
O cartaz conta também com as tunas académicas de Viseu que vão atuar na primeira noite da Feira Franca. Já o Coro Mozart vai subir ao palco no dia 15 e o Vox Visio Coral faz o mesmo no dia 17. Também vão atuar mais de 20 ranchos e grupos folclóricos e de cantares, bem como 14 grupos de bombos e zés pereiras no palco da Praça de Viriato.
A Feira Franca também vai receber as marchas vencedoras dos Santos Populares deste ano. No Picadeiro vão desfilar na noite do dia 19 a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos alunos da EB1 Viseu n.º 7 e Jardim de Infância de Santiago (vencedora do concurso de marcha infantil), a Junta de Freguesia do Campo (marcha juvenil) e o Centro Cultural do Campo (marcha sénior).
Nessa mesma noite, a Associação Cultural, Recreativa e Social de Teivas vai apresentar a tradicional Dança da Morgadinha, um dos ex-libris daquela localidade e que é dançada nas Cavalhadas de Teivas.