cartaz sernancelhe summer fusion 25
2110221137004c75ba3f44b972e11e42b3d601c85ef53fb49517
arquivo neve jornal do centro
LOGO PODCAST_ENTRE PORTAS
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo

Em pleno coração de São Pedro do Sul, a aldeia de Covas…

20.03.25

A Farmácia Grão Vasco, em Viseu, vai além da simples dispensa de…

20.03.25

A Criaverde marcou presença na BTL 2025, transformando os stands com decorações…

19.03.25

por
João Martins, CEO Casa com Casa Viseu

 100% Financiamento: Uma boa medida, mas para poucos - Jornal do Centro

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Três instabilizadores - Jornal do Centro
Home » Notícias » Colunistas » Desafios do frio para a pele

Desafios do frio para a pele

 Desafios do frio para a pele - Jornal do Centro
07.02.25
partilhar
 Desafios do frio para a pele - Jornal do Centro

por
Raquel Cardoso

A pele, que constitui o revestimento externo do nosso corpo, o seu maior órgão, tem diversas funções que contribuem para o seu equilíbrio. Destaca-se como barreira cutânea na proteção contra fatores externos, na regulação da temperatura corporal, na autorreparação, no suporte imunológico, na sensibilidade e no reforço da identidade individual.

Será que a sua função barreira poderá estar comprometida pelo frio? Já reparou se a sua pele se altera no inverno? 

O frio pode trazer desafios para a pele devido à combinação de fatores como as baixas temperaturas, baixa humidade e a exposição ao vento. Pode ainda contribuir a variação térmica condicionada pelas casas aquecidas em relação à temperatura exterior. O hábito dos banhos prolongados com água muito quente podem causar também a sua desidratação. A pele irá apresentar-se seca, áspera, descamativa, enrugada. Pode tornar-se irritada, com aumento da sensibilidade e fissuras, sobretudo nas zonas mais expostas como na face, lábios e mãos.

O frio pode ainda levar ao agravamento de doenças pré-existentes como eczema e dermatite atópica e acelerar o envelhecimento cutâneo.

Como podemos proteger a nossa pele?

Existem alguns hábitos que podem ajudar a preservar a nossa pele, como recorrer ao uso de produtos suaves na higiene e evitar banhos quentes e prolongados que intensificam a desidratação pela remoção do manto lipídico da pele.

Não descurar também a necessária hidratação diária de toda a pele com emolientes (hidratantes) ricos em ingredientes como ceramidas, manteiga de karité. O uso de creme hidratante labial é essencial para proteger a agressão aos lábios provocada pelo frio, assim como o uso de protetor solar SFP 50 nas zonas expostas de forma regular para evitar o dano solar.

O vestuário pode ser um outro aliado no cuidado com a pele no tempo mais frio, pelo que deverá utilizar roupa protetora adequada, nomeadamente luvas, cachecóis, gorros e casacos quentes.

A nível da alimentação, deverá reforçar a ingestão de líquidos para manter a pele hidratada.

Adotar e manter uma rotina de cuidados é essencial para proteger a pele nesta época, prevenindo a sua desidratação e envelhecimento cutâneo. Em caso de dúvida ou se a sua pele apresentar alterações persistentes, é sempre aconselhável consultar um dermatologista.

Raquel Cardoso, dermatologista no Hospital CUF Viseu

 Desafios do frio para a pele - Jornal do Centro

Jornal do Centro

pub
 Desafios do frio para a pele - Jornal do Centro

Colunistas

Procurar