cantinho_dos_animais-7
viseu senhora da beira
Afonso Rodrigues CD Tondela
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Colunistas » Desafios do frio para a pele

Desafios do frio para a pele

 Desafios do frio para a pele - Jornal do Centro
07.02.25
partilhar
 Desafios do frio para a pele - Jornal do Centro

por
Raquel Cardoso

A pele, que constitui o revestimento externo do nosso corpo, o seu maior órgão, tem diversas funções que contribuem para o seu equilíbrio. Destaca-se como barreira cutânea na proteção contra fatores externos, na regulação da temperatura corporal, na autorreparação, no suporte imunológico, na sensibilidade e no reforço da identidade individual.

Será que a sua função barreira poderá estar comprometida pelo frio? Já reparou se a sua pele se altera no inverno? 

O frio pode trazer desafios para a pele devido à combinação de fatores como as baixas temperaturas, baixa humidade e a exposição ao vento. Pode ainda contribuir a variação térmica condicionada pelas casas aquecidas em relação à temperatura exterior. O hábito dos banhos prolongados com água muito quente podem causar também a sua desidratação. A pele irá apresentar-se seca, áspera, descamativa, enrugada. Pode tornar-se irritada, com aumento da sensibilidade e fissuras, sobretudo nas zonas mais expostas como na face, lábios e mãos.

O frio pode ainda levar ao agravamento de doenças pré-existentes como eczema e dermatite atópica e acelerar o envelhecimento cutâneo.

Como podemos proteger a nossa pele?

Existem alguns hábitos que podem ajudar a preservar a nossa pele, como recorrer ao uso de produtos suaves na higiene e evitar banhos quentes e prolongados que intensificam a desidratação pela remoção do manto lipídico da pele.

Não descurar também a necessária hidratação diária de toda a pele com emolientes (hidratantes) ricos em ingredientes como ceramidas, manteiga de karité. O uso de creme hidratante labial é essencial para proteger a agressão aos lábios provocada pelo frio, assim como o uso de protetor solar SFP 50 nas zonas expostas de forma regular para evitar o dano solar.

O vestuário pode ser um outro aliado no cuidado com a pele no tempo mais frio, pelo que deverá utilizar roupa protetora adequada, nomeadamente luvas, cachecóis, gorros e casacos quentes.

A nível da alimentação, deverá reforçar a ingestão de líquidos para manter a pele hidratada.

Adotar e manter uma rotina de cuidados é essencial para proteger a pele nesta época, prevenindo a sua desidratação e envelhecimento cutâneo. Em caso de dúvida ou se a sua pele apresentar alterações persistentes, é sempre aconselhável consultar um dermatologista.

Raquel Cardoso, dermatologista no Hospital CUF Viseu

 Desafios do frio para a pele - Jornal do Centro

Jornal do Centro

pub
 Desafios do frio para a pele - Jornal do Centro

Colunistas

Procurar