Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Helena Barbosa
O XXVII Desfile Nacional do Traje Popular Português acontece em Viseu a 21 de setembro, um evento que vai reunir mais de mil participantes de todas as regiões do país e que assinala o Dia do Município.
O protocolo entre a Câmara de Viseu e a Federação do Folclore Português já foi assinado e, na altura, o presidente da Federação, Daniel Calado, anunciou que neste desfile vão ser exibidas peças que normalmente estão em museus, sendo ainda uma oportunidade para mostrar a riqueza dos trajes nacionais. O responsável pela Federação disse ainda não ter dúvidas de que este será um “grande dia” para Viseu porque aos participantes juntam-se ainda os acompanhantes.
“O Desfile Nacional do Traje Português, apesar de ter uma componente musical que acompanha todo o evento, pretende evidenciar o trajar, num desfile pela passerelle onde os vários pormenores podem ser vistos e apreciados, os quais serão também abordados pelos nossos apresentadores”, avançou o presidente da Federação do Folclore Português. “É de facto um grande evento, que visa não só enaltecer o território e aquilo que este tem de melhor, no âmbito musical e do trajar, mas que dá também visibilidade dessa realidade a todos aqueles que vierem assistir e visitar”, destacou.
Daniel Café reconheceu ainda o importante trabalho dos grupos de folclore, que vai muito para lá do espetáculo musical, sendo estes verdadeiros promotores da investigação, salvaguarda e valorização da cultura popular portuguesa. “Muitas das peças de indumentária que vão desfilar na passerelle são peças originais, muitas delas com mais de cem anos e que normalmente saem dos museus e vão para o palco neste dia especial. São os tais pormenores que muitas vezes não conseguimos ver num espetáculo de folclore, mas que é possível transpor para um palco num Desfile como este”, sublinhou.
“Para mim, este é o evento de eleição do nosso movimento associativo. É o maior evento de âmbito etnográfico do nosso movimento a nível nacional e, depois, aquele que dignifica não só o território, mas também os grupos que participam neste grande espetáculo, através da mostra do resultado que é a sua investigação, a sua pesquisa e a forma como este têm de poder transpor essa informação para cima do palco”, concluiu.
Já o presidente da autarquia, Fernando Ruas, destacou a importância do folclore enquanto símbolo identitário e elo de ligação com a diáspora. O autarca admitiu estar com grande expectativa para uma iniciativa que não só assinala o Dia do Município, como encerra com “chave de ouro” a programação da Feira de S. Mateus que está a cargo do município a partir de 9 de setembro.
“Esta assinatura cumpre exatamente aquilo que são os nossos propósitos. Eu gosto muito de pensar global e agir localmente. Interessa-nos muito mais conhecer e assistir a desfiles que são nossos e que nos permitem conhecer a nossa realidade”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Viseu. “Eu acho espantoso esta história dos trajes, pois diz muito da nossa história e vivência coletiva, pelo que fico muito feliz com a realização deste evento em Viseu. Aliás, não tivemos nenhuma dúvida em optar por ele”, avançou o autarca.
“Creio que este será um momento grandioso, incluído na nossa Feira Franca, que também tem uma relação duradoura com o nosso folclore. Este evento cumpre ainda com o desiderato da Câmara em divulgar a nossa cidade e concelho e estou certo que as pessoas ligadas ao folclore são os embaixadores certos para tal missão, pois compreendem bem as raízes populares, a essência do povo e da comunidade”, concluir Fernando Ruas.
O 27ª edição do Desfile Nacional do Traje Popular Português terá lugar no dia 21 de setembro, na Feira Franca de Viseu, no Campo de Viriato, com início pelas 21 horas