Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Detendo cerca de 20 por cento do património mundial Alto Douro Vinhateiro, o concelho de S. João da Pesqueira é conhecido por se situar no “coração do Douro”, a primeira região vinícola demarcada do mundo.
Mas não é só por esta razão que deve conhecer a região. Vamos apresentar-lhe dez motivos, envolvendo diferentes áreas, para descobrir S. João da Pesqueira.
Miradouros
Por estar situado a uma elevada altitude, a região tem vistas privilegiadas – algumas delas classificadas pela UNESCO como património mundial da humanidade -, dando origem a um vasto número de miradouros. Tais como, o miradouro da Quinta das Carvalhas, de Frei Estevão, de Santa Luzia e muitos mais.
Rotas e Percursos
Deixando-se envolver por toda uma cultura e natureza da região, as rotas e percursos permitem distinguir a essência do concelho. Para além dos percursos autónomos possíveis de realizar, são disponibilizadas as rotas dos Vinhos da Europa, dos Castanheiros, das Vinhas, bem como as rotas das Amendoeiras e das Oliveiras.
Museus
Dizem que conhecer um concelho é conhecer a sua história e, portanto, visitar os museus que a guardam torna-se essencial.
Como seria de esperar de uma região em que o Douro se encontra nas suas raízes, damos a conhecer o Museu do Vinho, em S. João da Pesqueira, que dá ênfase aos produtos e atividades do Douro, contemplando uma sala de provas, uma loja de vinhos e outros espaços expositivos e culturais.
Para além deste, poderá, ainda, visitar os seguintes museus: Eduardo Tavares; de Arte Sacra de Trevões; de Trevões; do Azeite e o Sala Museu – Escola de Riodades.
Arquitetura
Passeando pela capital do concelho, aliada à história da povoação, a arquitetura é um fator marcante da região. Entre ruas e praças, destacamos a Praça da República no centro histórico de S. João da Pesqueira, onde podemos contemplar “um harmonioso conjunto de património histórico e monumental”, a famosa Rua dos Gatos que “invoca as irregularidades das urbes medievais, bem como o casa do Cabo, um palacete pós pombalino, considerado um dos patrimónios mais belos da região.
Arqueologia
Destacando o dólmen de Areita, constituída originalmente por cinco monumentos megalíticos em Paredes da Beira e as pinturas rupestres da Fraga D’aia, na margem direita do rio Távora, é possível fazer uma verdadeira viagem no tempo, entrando em contacto com a cultura dos nossos antepassados.
Ferradosa
Conhecida pela sua estação ferroviária, antigamente uma das mais movimentadas da linha do Douro, esta zona é considerada “um ponto de encontro” na região que tem tanto de história como de belo.
A sua importância passa pela envolvência de personagens históricas e pela sua geografia, “abraçada pelas vinhas em socalcos das grandes quintas vinhateiras”, sem esquecer o rio Douro que “contempla um lugar transformado por séculos de história, vivências e acontecimentos marcantes para a região”.
Paisagens
Apesar dos diversos miradouros disponíveis que contemplam algumas destas maravilhosas paisagens, existem vistas “escondidas” que terá que descobrir, marcadas pela história do concelho e pelo “Douro Vinhateiro”. Exemplos disso são: a barragem da Valeira vista de S. Salvador do Mundo, a paisagem em Ervedosa do Douro, a Sra. de Lurdes e muito mais.
S. Salvador do Mundo
Também conhecido como o Castelo Velho ou Ermo, teve as suas primeiras ocupações que remontam à Pré-História, contemplando um vasto património natural.
Aqui podemos descobrir vestígios históricos – pré-romanos, romanos e medievais -, o cachão da Valeira, miradouros, bem como tradições populares, como “conseguir dar um nó na rama de uma giesta com a mão esquerda sem parar” – se este depois não se desatar, a jovem em peregrinação casará dentro de um ano.
Gastronomia
Dependendo da freguesia, a comida típica desta região passa pelos pratos de carne e de peixe, nomeadamente o cabrito e o cordeiro assados no forno – de preferência a lenha -, bem como a chanfana, peixes de rio, arroz de polvo e, ainda, bacalhau assado com batatas a murro.
Relativamente às doçarias, destacam-se as rabanadas, as filhoses e os diversos tipos de bolas.
Enoturismo
Tendo em conta a localização S. João da Pesqueira, onde nasce o famoso vinho do porto, assim como vinhos de mesa de grande prestígio, visitar as adegas e quintas torna-se obrigatório. Apresentamos, portanto, algumas sugestões como a Quinta da Gricha, a Quinta das Tecedeiras, a Quinta do Penedo do Salto e a Adega da Coelheira.