Aqui está ela! Nala, a verdadeira guerreira da sua história! Esta cadela…
A surpresa marcou a manhã no passado sábado nas lojas Auchan, e…
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Visão, uma iniciativa anual levada a…
por
Pedro Baila Antunes
por
José Junqueiro
por
Alfredo Simões
Várias figuras da região de Viseu, de várias áreas, desde a economia, negócios, cultura à política, e os capitães de Abril vão ser homenageados no dia do feriado municipal, que se assinala a 21 de setembro.
A autarquia de Viseu está a preparar várias iniciativas para marcar o dia do município e a condecoração de 17 personalidades com as medalhas de mérito, valor e altruísmo volta a ser um momento alto do programa.
Entre os homenageados com a medalha de Mérito Municipal estão nomes como José Ernesto, Marilu, Maria do Céu Lopes, Hélio Cunha, João Cotta, Gualter Mirandez ou José Junqueiro.
Mário Costa, músico que morreu em 1984, será também homenageado para lembrar a influência e dinamização cultural que teve nos anos 60. Segundo Fernando Ruas, presidente da autarquia, “foi um maestro extremamente importante em Viseu” e “das pessoas que mais fez pela música na cidade”.
“Não havia quem não conhecesse o maestro Mário Costa. Os principais grupos que apareceram na cidade, como os Diamantes, Tubarões ou os Corsários vieram todos pela mão do maestro Mário Costa”, frisou.
As personalidades reconhecidas no feriado municipal
São 17 as personalidades que este ano recebem a medalha de mérito, valor e altruísmo municipal.
Segundo a autarquia, Gualter Mirandez será condecorado “pelo mérito do seu percurso profissional, em prol da defesa, valorização e reconhecimento da economia local e do comércio tradicional, e o consequente papel na dinamização da Associação Comercial do Distrito de Viseu, que lidera”.
Na área empresarial, João Cotta será reconhecido “pelo mérito do seu percurso profissional e o seu contributo para a promoção, valorização e desenvolvimento económico de toda a cidade e região de Viseu, através do investimento no setor e gerando novas oportunidades de emprego e formação”.
Pelo desempenho na vida política, José Junqueiro recebe a medalha pelo “mérito do seu percurso profissional, em órgãos da autarquia, nomeadamente na Assembleia e Câmara Municipais, e outros de âmbito nacional”. O município destaca “a excelência no desempenho de funções de relevo para a região e para a cidade, contribuidoras para o progresso e qualidade de vida da mesma”.
Ainda na área da política, serão homenageados Maria do Céu Lopes, Henrique Cruz, Hermínio Magalhães e Ilídio Cunha. O município lembra “os seus percursos profissionais, em órgãos da autarquia, nomeadamente na Câmara Municipal”, destacando “a excelência no desempenho de funções de relevo para a região e para a cidade, contribuidoras para o progresso e qualidade de vida da mesma”.
A título póstumo será homenageado José Coelho de Araújo “pelo seu percurso profissional, em órgãos da autarquia, nomeadamente na Assembleia e câmara municipais” e “pela excelência no desempenho de funções de relevo para a região e para a cidade, contribuidoras para o progresso e qualidade de vida da mesma”.
Dionísio Vila Maior será reconhecido no plano cultural, “pelo seu vasto percurso profissional, dentro e fora de portas, através da criação e dinamização da cultura e formação musical, inclusive dos jovens do concelho”.
Conhecida por todos como Marilú, Maria de Lurdes vai ser galardoada “pelo seu percurso profissional em prol do comércio local e, por consequência, na economia da cidade, bem como na participação que faz no movimento associativo”.
Como forma de homenagear o trabalho desenvolvido em prol do território e junto da diáspora, José Ernesto é destacado pela autarquia “pelo seu papel preponderante na defesa, valorização e promoção do território viseense, do melhor que este tem para oferecer, da sua identidade, valores e tradições e das gentes beirãs, não só em Portugal, mas também junto da Diáspora, bem como seu mérito no percurso autárquico”.
Na área da proteção civil, Jorge Antunes vai ser homenageado “pelo seu percurso exemplar, as suas competências e o seu enorme sentido de entrega e abnegação à causa pública nas suas funções enquanto Comandante do Corpo de Bombeiros Sapadores de Viseu”. O município sublinha ainda o contributo que Jorge Antunes deu “para a qualificação, consolidação e reconhecimento desta instituição”.
Capitães de Abril em destaque nos 50 anos da Revolução
No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, o município vai homenagear os capitães de Abril que saíram de Viseu para fazer parte da Revolução que mudou o país.
Assim, serão atribuídas medalhas municipais de valor e altruísmo a António Ferreira Amaral, Amândio Augusto, Aprígio Ramalho e Diamantino Gertrudes da Silva (homenagem póstuma).
A autarquia pretende reconhecer “a coragem, a resiliência e o altruísmo demonstrados por estes Capitães de Abril, cujo papel foi determinante no curso da história do país, ao participarem ativamente da Revolução do 25 de Abril, garantindo a tão esperada liberdade do povo português”.