Museu do Falso Capitão Leitão
porta aberta spsul
keil do amaral
aluga-se
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental

Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…

12.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

12.05.25

A Gralheira, aldeia situada a mais de 1.100 metros de altitude, no…

12.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
concurso vinhos de portugal viseu
tintol e traçadinho
Boy making photo of homemade cookies
Home » Notícias » Diário » Dezassete escolas de Viseu recolhem lixo elétrico até ao fim do ano letivo

Dezassete escolas de Viseu recolhem lixo elétrico até ao fim do ano letivo

Escola Electrão compensa com prémios os estabelecimentos de ensino pela recolha de pilhas, lâmpadas e dispositivos

pub
 Dezassete escolas de Viseu recolhem lixo elétrico até ao fim do ano letivo - Jornal do Centro
13.05.25
Jornal do Centro
partilhar
 Dezassete escolas de Viseu recolhem lixo elétrico até ao fim do ano letivo - Jornal do Centro
13.05.25
pub
 Dezassete escolas de Viseu recolhem lixo elétrico até ao fim do ano letivo - Jornal do Centro

Dezassete escolas do distrito de Viseu participam até ao final deste ano letivo, que termina em junho, na 14.ª edição da campanha Escola Electrão, que compensa com prémios os estabelecimentos de ensino pela recolha de lixo elétrico.

podem receber prémios como recompensa pelo envolvimento no esforço da reciclagem

O objetivo é fazer com que as escolas reúnam o maior número de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos para reciclagem com o apoio das comunidades escolares.

As escolas básicas de Campia (Vouzela), Souselo (Cinfães), General Serpa Pinto (Cinfães), Tondela, Vouzela e n.º 1 de São Pedro do Sul, as escolas secundárias da Sé (Lamego), Gomes Teixeira (Armamar), Dr. João Lopes de Morais (Mortágua), Viriato (Viseu), Carregal do Sal, Castro Daire, Resende, Vila Nova de Paiva e Vouzela, e as escolas profissionais Mariana Seixas (Viseu) e de Sernancelhe participam na iniciativa.

Segundo a Electrão, as escolas recebem pontos em função das quantidades recolhidas, que são convertidos em prémios. Por cada 100 quilos de pilhas ou lâmpadas, ou por cada 1.000 quilos de equipamentos elétricos usados, cada escola recebe um cheque-prenda de 75 euros.

Nas 294 escolas que participam a nível nacional, já foram recolhidas mais de 259 toneladas de aparelhos para encaminhar para reciclagem: 8,5 toneladas de pilhas e baterias, 4,3 toneladas de lâmpadas e 246 toneladas de outros equipamentos elétricos usados.

Nas últimas 13 edições, a Escola Electrão recolheu mais de sete mil toneladas de pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos nas escolas aderentes.

“Estes valores são o resultado do envolvimento de professores, alunos e de toda a comunidade escolar neste projeto de sensibilização ambiental. Os mais novos estão a aprender sobre a importância de separar para reciclar, não só pilhas e equipamentos elétricos, mas também embalagens e acabam por levar essa prática para suas casas. Esperamos que seja possível superar uma vez mais os resultados no final desta edição”, destaca o diretor-geral de elétricos e pilhas do Electrão, Ricardo Furtado.

A 13.ª edição da Escola Electrão arrancou em setembro e decorrerá até ao final de junho, acompanhando o ano letivo.

Também no distrito de Viseu, a Escola Básica de Tondela ganhou o concurso Repórter Electrão na categoria do segundo ciclo, superando outros trabalhos feitos com o mote “Reciclagem na escola” no primeiro período deste ano letivo.

O Repórter Electrão, que desafia alunos e professores a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem, premeia de três em três meses um trabalho vencedor por cada nível de ensino no decorrer do ano letivo. Cada aluno e professor das equipas vencedoras recebe um cheque-prenda no valor de 50 euros.

pub
 Dezassete escolas de Viseu recolhem lixo elétrico até ao fim do ano letivo - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Dezassete escolas de Viseu recolhem lixo elétrico até ao fim do ano letivo - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar