5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Documentos históricos de Tondela devolvidos ao Arquivo Municipal

Documentos históricos de Tondela devolvidos ao Arquivo Municipal

Espólio, doado em 1943 à Universidade de Coimbra, foi entregue ao município após meses de contactos entre o município e a instituição de ensino superior

 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
01.07.25
fotografia: Câmara de Tondela
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
01.07.25
Fotografia: Câmara de Tondela
pub
 Documentos históricos de Tondela devolvidos ao Arquivo Municipal

Os documentos históricos que fazem parte do Fundo da Câmara de Tondela foram devolvidos à autarquia e encontram-se agora no Arquivo Municipal. O espólio, doado em 1943 à Universidade de Coimbra, foi entregue ao município após meses de contactos entre o município e a instituição de ensino superior.

“Este regresso a casa de um conjunto de fontes documentais que testemunham mais de dois séculos de vida administrativa, política e social do concelho constitui um momento verdadeiramente marcante para Tondela”, refere em comunicado a Câmara de Tondela.

O Arquivo Municipal recebeu não só arquivos da Câmara de Tondela, como também o fundo documental de antigas entidades como as Câmaras Municipais de Mouraz, São João do Monte e São Miguel do Outeiro (agora localidades de Tondela), das Administrações dos Concelhos de Tondela, São João do Monte e São Miguel do Outeiro e das Juntas de Paróquia do Mosteirinho e de Santa Eulália.

O espólio, que abrange o período de 1706 a 1937, representa “um tesouro histórico inestimável, contendo informações que contam a evolução do território, das instituições, das comunidades e dos seus desafios e conquistas”, sublinha a Câmara de Tondela na mesma nota.

“É com enorme satisfação e profundo respeito pela nossa história, que encerramos a recuperação destes documentos importantes e que devolvemos às pessoas de Tondela a sua história, criando ao mesmo tempo oportunidades para a educação, para a investigação e para o reforço da identidade cultural do nosso concelho”, acrescenta o município.

Após a sua catalogação e classificação, a documentação vai estar disponível para consulta pública e investigação por parte de estudantes, historiadores, professores e populares.

Assim, acrescenta a Câmara de Tondela, o concelho passa a oferecer “condições únicas para o estudo de um período chave” da história local “entre os séculos XVIII e XX, promovendo não apenas a valorização do património, mas também o incentivo à investigação científica e ao envolvimento da comunidade”. Agora, o Arquivo Municipal quer integrar a Rede Portuguesa de Arquivos.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar