Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
A empresa tecnológica Critical Software, que tem um centro de engenharia em Viseu, vai lançar na próxima segunda-feira (1 de maio) a terceira edição do Programa de Neurodiversidade, que pretende contratar pessoas com autismo e síndrome de Asperger para as equipas.
O objetivo da multinacional portuguesa – que já emprega 14 profissionais do espectro autista – é “encontrar profissionais motivados pela área tecnológica que possam integrar” as equipas da Critical a partir do mês de novembro.
Viseu é uma das cidades abrangidas neste programa de contratação, além de Porto, Lisboa, Coimbra, Tomar e Vila Real. As inscrições abrem a 1 de maio e prolongam-se até 7 de julho. O processo de seleção arranca em junho.
De 4 de setembro a 6 de outubro, catorze candidatos estarão em formação, acompanhadas por um “coach” especializado na área do autismo, antes de integrarem as equipas, a 2 de novembro.
Os profissionais vão continuar a ter acompanhamento quando começarem a trabalhar na Critical Software ou na Critical Techworks, garantindo que o processo de integração “decorra de forma natural e seja bem sucedido”.
“Integrar pessoas neurodiversas em empresas tecnológicas é mais do que fazer o que está certo: é uma oportunidade para fortalecer equipas, para promover a inovação em projetos complexos e para potenciar a competitividade de uma organização. Avançamos para a terceira edição do programa com a confiança do sucesso das duas edições anteriores, certos de que em conjunto com os nossos parceiros, estamos a ter um impacto positivo neste âmbito”, diz Catarina Fonseca, coordenadora do programa de neurodiversidade da Critical Software.
O programa surge ainda como forma de combater a taxa de desemprego associada com o autismo, que ronda atualmente os 79 por cento.
Para este processo são elegíveis pessoas com mais de 18 anos que tenham um diagnóstico de autismo ou Asperger e que tenham interesse pela área de TI, além de um nível médio de inglês. Os candidatos deverão ter também conhecimentos de uma linguagem de programação para que possam integrar os projetos de engenharia.
Os interessados podem inscrever-se através do formulário de inscrição no site da Critical ou enviar o currículo para o endereço de e-mail neurodiversidade@criticalsoftware.com.