Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Estrada Nacional (EN) 229, entre Viseu e Sátão, vai estar cortada ao trânsito a partir desta quarta-feira (26 de julho). Em causa estão os acessos a Brufe e São Pedro de France, que ficarão encerrados devido aos trabalhos de materialização da rotunda que será construída no lugar do atual cruzamento entre estas duas localidades.
Segundo informações da Infraestruturas de Portugal (IP), os trabalhos consistem em escavações, prolongamento de passagens hidráulicas, e remoção e reposição das camadas granulares e camadas betuminosas.
O trânsito ficará ainda sujeito a um estreitamento da via entre os quilómetros 62,1 e 62,5 e também a circulação alternada “em determinadas fases” e com recurso a semáforo “durante o horário de trabalho, prevendo-se a formação de filas em ambos os sentidos”.
Os cortes vão manter-se por “um período previsível” de três semanas. A IP sugere aos condutores que passem por vias alternativas para chegarem aos seus destinos (ver mapa).
Os trabalhos da futura rotunda serão feitos no âmbito da intervenção “EN229 – Viseu / Sátão – Eliminação de constrangimentos em zonas industriais”.
As obras englobam a melhoria do traçado e o alargamento da plataforma rodoviária no troço entre a variante de Sátão e a rotunda de acesso ao Parque Industrial do Mundão, num total de 9,6 quilómetros. O investimento previsto é de Um ano para ficar concluída requalificação de troço na EN229 entre Viseu e Sátão, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
Além desta obra, também está prevista a construção de uma ligação entre o IP5 e o Parque Industrial do Mundão, que conta com um investimento estimado de Nova ligação entre IP5 e Mundão autorizada pelo Governo.