WhatsApp Image 2025-07-15 at 205734
vencedor concurso vinhos dão 2025
default
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25
HÉLIO MARTA IL VISEU web
autarquicas 2025
autárquicas 25
vencedor concurso vinhos dão 2025
trilho varzielas ofrades caramulo
loja CBD
Home » Notícias » Colunistas » Epifanias nas autoestradas

Epifanias nas autoestradas

 Epifanias nas autoestradas - Jornal do Centro
10.02.24
partilhar

A cada vez mais visível decadência dos EUA começou com a segunda invasão do Iraque, em 2003, levada a cabo por George W. Bush, e foi logo então assinalada aqui nos primeiros Olhos de Gato.
Washington tornou-se numa vetocracia (os dois partidos bloqueiam-se mutuamente) e numa gerontocracia (Trump, um velho amoral, e Biden, um velho decente, fazem lembrar muito os politburos dos anos finais da União Soviética).
Ora, em política não há vazios: quando um poder federal enfraquece, os estados começam a desafiar a autoridade central e a hostilizarem-se uns aos outros. Por exemplo, o governador do Texas, Greg Abbott, mete migrantes em autocarros e vai-os despejar em estados democratas.
É claro que o cinema norte-americano tinha que aproveitar esta entropia para fazer dinheiro e vai estrear, em 12 de Abril, o filme “Guerra Civil”, de Alex Garland. O realizador diz que a acção se passa “num ponto indeterminado do futuro” e que é uma alegoria à situação “polarizada” do país. Pelo que se percebe, tudo começa quando dezanove estados criam um movimento separatista, as “Western Forces”, e o trailer do filme, já disponível, lembra em letras garrafais: ALL EMPIRES FALLS. Todos os impérios caem.

Epifania na A24
Em 2012, Daniel Katz ia a guiar nos viadutos e túneis da A24, a belíssima autoestrada italiana conhecida pela Autoestrada dos Parques, e, “EUREKA!”, decidiu fazer uma produtora de cinema e televisão a que pudesse chamar sua.
Meu dito meu feito, juntou-se a David Fenkel e a John Hodges e fundou uma produtora independente que já leva uma dúzia de anos cheios de sucessos, a que quer acrescentar o filme “Guerra Civil”, onde investiu 50 milhões de dólares. Nome da produtora: A24, a autoestrada onde foi concebida.

Epifania na A1
Conforme contou a este jornal, há três anos, o dr. Ruas meteu-se no seu carro e foi a Lisboa dizer ao dr. Rio que não se recandidatava à câmara de Viseu e veio “de Lisboa a dizer que não”, até já tinha confirmado isso à sua mulher.
Só que, no regresso, em plena A1, algures entre Condeixa e Coimbra, o dr. Ruas ouviu “uma coisa” e, PLIM!, essa “coisa” fê-lo mudar de ideias: “quando chegar a Viseu vou dizer que sim.”

 Epifanias nas autoestradas - Jornal do Centro

Jornal do Centro

pub
 Epifanias nas autoestradas - Jornal do Centro

Colunistas

Procurar