A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Já tem ementa para a sua mesa de Consoada? Temos a sugestão…
Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…
por
Margarida Benedita
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rita Mesquita Pinto
A Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego (EHTD-L) vai receber na tarde da próxima quinta-feira (31 de outubro) uma feira de produtos locais, sessões de showcooking e uma conversa aberta sobre a sustentabilidade alimentar no Dia Aberto de Produtores com Produtos Sustentáveis.
A iniciativa decorre nas instalações da EHTD-L, na Quinta de São Carlos, das 14h30 às 17h30. Em comunicado, o estabelecimento de ensino explica que o dia aberto é dedicado à sustentabilidade e à produção local e pretende ser uma oportunidade para quem passar pela escola conhecer e comprar produtos locais sustentáveis.
Na feira, os produtores locais vão colocar à venda produtos frescos e sustentáveis, proporcionando aos visitantes a oportunidade de “conhecer melhor as práticas de produção responsável e de consumo consciente”, explica a EHTD-L.
A programação inclui ainda uma sessão de showcooking com o chef Hugo Santana, onde ingredientes locais vão ser usados em receitas criativas para incentivar a adoção de práticas alimentares mais sustentáveis.
Também na escola vai acontecer uma conversa aberta sobre sustentabilidade e produção alimentar com a enóloga Rita Ferreira da Quinta de Ventozelo e o chef Luís Guedes da Quinta São José do Barrilário Douro Wine Hotel & Spa.
O Dia Aberto de Produtores com Produtos Sustentáveis é realizado no âmbito da participação da EHTD-L no projeto Grow Life, uma iniciativa conjunta da Caravana AgroEcológica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do Turismo de Portugal. A entrada é livre.
A EHTD-L lembra que está comprometida com a promoção de práticas sustentáveis e com a formação de profissionais qualificados e conscientes dos desafios ambientais. Ao mesmo tempo, a escola também quer motivar a comunidade de Lamego a “participar e descobrir mais sobre o futuro da produção sustentável”.
O projeto Grow Life conta com o apoio de várias entidades e programas europeus, incluindo a Cidadania Climática, a Federação Portuguesa de Escolas e o Programa Change, e o apoio da Câmara de Lamego.
O projeto internacional tem como objetivo promover a transição para um sistema alimentar mais sustentável e sensibilizar as comunidades para a adoção de práticas que “assegurem uma alimentação saudável acessível a todos, promovam a subsistência dos agricultores e protejam o meio ambiente”, acrescenta a EHTD-L.
“Este projeto envolve produtores agrícolas, decisores políticos, consumidores, chefs e estudantes de culinária, para promover a partilha de conhecimento sobre práticas sustentáveis da horta à cozinha, e a criação de circuitos de proximidade”, conclui a escola.