Aqui está ela! Nala, a verdadeira guerreira da sua história! Esta cadela…
A surpresa marcou a manhã no passado sábado nas lojas Auchan, e…
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Visão, uma iniciativa anual levada a…
por
Pedro Baila Antunes
por
José Junqueiro
por
Alfredo Simões
O ministro da Educação, João Costa, vai estar no lançamento da primeira pedra da nova Escola Profissional do Alto Douro (Esprodouro), em São João da Pesqueira, numa cerimónia a ter lugar nesta quarta-feira (10 de janeiro).
O estabelecimento de ensino vai ser alvo de obras de requalificação Escola Profissional de S. João da Pesqueira investe 2 milhões de euros na sua requalificação, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de criar laboratórios e modernizar o espaço. A escola terá também mais um piso para novas salas, entre outras novas valências.
O cocktail de inauguração da primeira pedra da nova Esprodouro acontece às 11h00, com a presença do ministro da Educação. Além da escola requalificada, também vai ser criado um centro tecnológico especializado na indústria e na enogastronomia. Ambos os projetos vão ser apresentados pelas 11h30.
O ministro João Costa também vai falar aos alunos da Esprodouro na manhã desta quarta-feir,a pelas 10h30.
A Esprodouro também vai apresentar os seus resultados desde 2018 e o novo plano 2024-2030, que consolida o projeto educativa “Atitude com Felicidade” e destaca “as dificuldades de um interior, mas ao mesmo tempo a resiliência com que foi vencendo, mostrando ainda como queremos fazer melhor para o futuro”, refere a direção.
A escola profissional também vai entregar diplomas aos alunos que concluíram a formação até 2023.
A Esprodouro, que conta com mais de uma centena de estudantes, diz que tomou “um novo rumo” em 2018 e que, desde então, aumentou o número de alunos, melhorou os resultados financeiros e criou “um novo paradigma de aprendizagem”.
“É um estudo de caso que navega em contraciclo, tentando inverter os problemas de faltas de financiamento e recursos humanos no turismo e na vinha no interior, apostando numa aproximação dos stakeholders, tem sido um desafio. É o momento de render contas destes últimos 6 anos e apresentar dados do impacto do nosso esforço”, explica a direção da escola.
Já à tarde, no Cineteatro de São João da Pesqueira, vai haver uma sessão comemorativa que começa às 14h15 e que conta com uma conferência sobre o futuro da formação na sociedade do conhecimento pelas 15h15, com a professora Sonia Casillas Martín, da Universidade de Salamanca (Espanha).