Sem esquecer o passado e procurando atrair novos públicos, é assim que…
Neste terceiro dia de BTL, a CIM Viseu Dão Lafões brilhou com…
A Turismo Centro de Portugal esteve, uma vez mais, no centro das…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
A Escola Superior de Saúde de Viseu recebe nos dias 14 e 15 de março o Congresso da Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS). “Cidadania em Saúde: Barómetro Social e Humano – Novos Desafios no Cuidar com Humanitude” é o tema do evento.
Durante os dois dias do evento, o congresso vai refletir sobre temas como o cuidado a imigrantes e refugiados, a inteligência artificial, os direitos humanos e a cibersegurança através de conferências com oradores nacionais e internacionais.
O programa começa às 09h15 do dia 14, com a conferência “Identidades em Crise? O Cuidar de Imigrantes e Refugiados”. Depois da sessão de abertura (marcada para as 10h15), a segunda conferência – “Plataformas e Dispositivos Digitais de Apoio à Gestão e Eficiência dos Cuidados de Saúde” – arranca às 11h15.
A terceira sessão – “Desafios Intercontinentais para a Ciência – O que nos espera o Futuro?” – inicia às 14h30, seguindo-se uma homenagem pública à professora Margarida Vieira, que fez no final de janeiro a última aula na Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da Universidade Católica no Porto, às 15h15.
No dia 15, as comunicações orais e os posters de investigação vão ser apresentados a partir das 08h30. A partir das 09h45, realiza-se a penúltima conferência: “Inteligência Artificial no Cuidar em Saúde: Gestão Ética e Mitigação dos Riscos”. A última sessão – “Direitos Humanos e Cibersegurança de Dados Digitais” – está marcada para as 11h00.
O congresso da ACEPS fecha com uma entrega de prémios às 11h45 e com a sessão de encerramento ao meio-dia.
Os resumos dos trabalhos devem ser entregues até à próxima quarta-feira (12 de março) e as comunicações livres e pósteres até dia 14. Já os trabalhos para o Prémio Enfermeira Emília Maria Costa Macedo, organizado pela ACEPS, deverão ser entregues até segunda-feira (dia 10).