“Isto era tudo feito à mão. Desde a semente até ao pano.”…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
Tondela vai estar no 51.º Congresso da Academia Internacional de Cerâmica (AIC), que decorre na próxima semana (16 a 20 de setembro) em Alcobaça e Caldas da Rainha. O barro negro e a soenga de Molelos vão estar representados neste evento que se realiza pela primeira vez em Portugal e que vai reunir cerca de 300 especialistas de 50 países.
Os participantes da iniciativa vão poder conhecer a tradição ancestral do concelho de Tondela numa das duas visitas que a organização planeia fazer por todo o país, de 21 a 23 de setembro, já depois do congresso propriamente dito.
Esse segundo tour vai contar com passagens em vários pontos do norte e centro do país e culminar em Tondela, com a cerâmica de barro preto de Molelos e a tradicional cozedura da soenga, antes de terminar em Lisboa.
As visitas também incluem passagens por Caldas da Rainha, Alcobaça, Coimbra, Aveiro e Ílhavo, onde se encontra a fábrica da Vista Alegre, bem como Barcelos e Porto.
Antes do congresso, vai haver um primeiro ‘tour’ focado no sul de Portugal – que decorre este fim de semana – com paragens em Lisboa, Estremoz, Redondo, Évora, Reguengos de Monsaraz, São Pedro do Corval, Viana do Alentejo e Montemor-o-Novo.
Já o programa do próprio congresso será repleto de conferências, debates e exposições com o tema “A Cerâmica no Mundo Mediterrânico: da Antiguidade à Contemporaneidade”. O evento vai abordar as últimas tendências e desafios da cerâmica, bem como visitas culturais a museus, fábricas e ateliês.
Além disso, serão inauguradas duas grandes exposições cerâmicas – uma de âmbito internacional e outra nacional –, que estarão abertas ao público até outubro, entre outras iniciativas.
O Congresso da AIC realiza-se de dois em dois anos e reúne profissionais, académicos, galeristas, curadores, museus, centros de arte e entusiastas da cerâmica de todo o mundo.