A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Tondela vai estar no 51.º Congresso da Academia Internacional de Cerâmica (AIC), que decorre na próxima semana (16 a 20 de setembro) em Alcobaça e Caldas da Rainha. O barro negro e a soenga de Molelos vão estar representados neste evento que se realiza pela primeira vez em Portugal e que vai reunir cerca de 300 especialistas de 50 países.
Os participantes da iniciativa vão poder conhecer a tradição ancestral do concelho de Tondela numa das duas visitas que a organização planeia fazer por todo o país, de 21 a 23 de setembro, já depois do congresso propriamente dito.
Esse segundo tour vai contar com passagens em vários pontos do norte e centro do país e culminar em Tondela, com a cerâmica de barro preto de Molelos e a tradicional cozedura da soenga, antes de terminar em Lisboa.
As visitas também incluem passagens por Caldas da Rainha, Alcobaça, Coimbra, Aveiro e Ílhavo, onde se encontra a fábrica da Vista Alegre, bem como Barcelos e Porto.
Antes do congresso, vai haver um primeiro ‘tour’ focado no sul de Portugal – que decorre este fim de semana – com paragens em Lisboa, Estremoz, Redondo, Évora, Reguengos de Monsaraz, São Pedro do Corval, Viana do Alentejo e Montemor-o-Novo.
Já o programa do próprio congresso será repleto de conferências, debates e exposições com o tema “A Cerâmica no Mundo Mediterrânico: da Antiguidade à Contemporaneidade”. O evento vai abordar as últimas tendências e desafios da cerâmica, bem como visitas culturais a museus, fábricas e ateliês.
Além disso, serão inauguradas duas grandes exposições cerâmicas – uma de âmbito internacional e outra nacional –, que estarão abertas ao público até outubro, entre outras iniciativas.
O Congresso da AIC realiza-se de dois em dois anos e reúne profissionais, académicos, galeristas, curadores, museus, centros de arte e entusiastas da cerâmica de todo o mundo.