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Está a terminar o ano, não o Inverno!

 Está a terminar o ano, não o Inverno!
30.12.23
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 Está a terminar o ano, não o Inverno!

O final do ano pode ser um momento de balanço e encerramento de projetos, mas também de renovação, pois um novo ano está a chegar e é necessário continuar a cuidar da nossa saúde e a utilizar da melhor forma os recursos que são disponibilizados.
É importante lembrar que o inverno ainda irá continuar, assim como os períodos de frio intenso que habitualmente conduzem a alterações no nosso organismo, reduzindo a capacidade de resposta do sistema imunitário e facilitando, assim, o desenvolvimento de infeções respiratórias agudas, como a gripe, e o agravamento de doenças crónicas, como a diabetes e as doenças cardiovasculares.
Para a nossa proteção individual devem ser seguidas recomendações que ajudam a prevenir essas complicações, tais como:
• Vacinação contra a Gripe, contra a COVID-19 e contra a pneumonia sempre que tenha essa indicação;
• Frequente higiene das mãos com água, ou com solução alcoólica;
• Etiqueta respiratória;
• Utilização de máscara, quando indicado;
• Uso de vestuário adequado (várias camadas de roupa) e calçado confortável e antiderrapante para fazer face ao frio extremo;
Porém quando, apesar de todos os cuidados, ficamos doentes e é necessário recorrer aos serviços de saúde, devemos procurar fazê-lo de forma rápida e eficiente, evitando que a doença se prolongue e consequentemente se agrave.
Atualmente o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24, possui um Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento que tem como responsabilidade avaliar e orientar as pessoas quando surge um problema de saúde não emergente/urgente. Podemos considerar problemas de saúde não emergentes/urgentes, algumas situações como:
• Dor ligeira a moderada (garganta, barriga);
• Tosse persistente;
• Febre;
• Náuseas (enjoo) ou vómito alimentar;
• Diarreia;
• Alteração da tensão arterial (sem outras queixas);
• Choro persistente da criança;
• Comichão ou alterações da pele;
Na presença de sintomas como estes, deve ser contactada a linha do SNS 24 – 808 24 24 24 onde, através de uma conversa telefónica, é feita a triagem de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para serem prestados os cuidados adequados. Estes podem ser, autocuidados (realizados no domicilio pela própria pessoa, com ou sem ajuda), cuidados de saúde primários, serviço de urgência ou INEM.
O SNS 24 é constituído por uma equipa alargada de diferentes profissionais, onde trabalham médicos/as, enfermeiros/as, farmacêuticos/as, engenheiros/as informáticos/as e biomédicos/as, bem como pessoal de gestão e administrativo. Os serviços clínicos estão disponíveis para ajudá-lo 7 dias por semana, 24 horas por dia.
Utilizar esta linha para o primeiro contato com o sistema de saúde pode trazer diversas vantagens, entre as quais se salientam:
• Facilidade, comodidade e rapidez de contacto com um serviço de saúde;
• Aconselhamento por profissionais que podem encaminhar para outros serviços de saúde;
• Minimização da transmissão de infeções (contágio) para a própria e para outras pessoas;
• Atendimento prioritário em serviços integrados no Serviço Nacional de Saúde (SNS), conforme o nível de prioridade identificado, quando a referenciação é feita através da Linha SNS 24.
Ao contactar a linha SNS 24, tenha consigo os seus dados de identificação ou da pessoa doente, se não for o/a próprio/a, tais como: número de utente do Serviço Nacional de Saúde, nome e data de nascimento.
Procurar os cuidados de saúde mais adequados e da forma mais eficiente pode ser um novo desafio para minimizar as consequências do inverno e do frio que o acompanha, no entanto não devemos esquecer que no final do inverno, novas flores irão desabrochar!

Teresa Martins
Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação, UCC Viseense

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