Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A fiscalização a quem estaciona sem pagar no centro de Viseu foi reforçada. A empresa concessionária do estacionamento tem desde a semana passada três fiscais a percorrer as ruas da cidade, que assim se juntam aos agentes da PSP e da Polícia Municipal que já faziam esse trabalho.
Agora, quem estacionar sem pagar recebe uma notificação, uma espécie de talão, para desembolsar sete euros, valor que corresponde a um dia de estacionamento. Se não pagarem este montante, no prazo de 48 horas, arriscam-se a pagar coimas que vão dos 30 aos 150 euros. O objetivo, segundo a Câmara Municipal de Viseu, é a “sensibilização dos automobilistas para não não seja passada a multa no imediato”.
O vice-presidente da Câmara de Viseu, João Paulo Gouveia, garante que não há risco de as pessoas serem multadas pela concessionária e pela polícia.
“O que está a ser feito é uma sensibilização aos automobilistas para não ser passada a multa de imediato. Numa primeira instância, coloca-se um aviso onde as pessoas têm 48 horas para poder pagar a infração cometida. A partir do momento que a pessoa tem conhecimento que lá está o papel terá que retirar o carro ou regularizar a situação.
João Paulo Gouveia garante ainda que as entidades no terreno articulam as fiscalizações e que este reforço estava previsto no regulamento.
“Está tudo articulado, quer com o concecionário, quer com a própria PSP e Polícia Municipal, de forma a que não haja uma fiscalização sucessiva e que se sobreponha de umas entidades às outras. Essa coordenação e articulação já está devidamente colocada no terreno”, assegurou.
João Paulo Gouveia disse ainda que “não há queixas” referentes a este reforço de fiscalização.
O estacionamento foi concessionado em maio de 2018, pela Câmara de Viseu à Semovepark, por 15 anos. O contrato foi registado no valor de 3,25 milhões de euros.