Bispo papa francisco
Reunião Cm Tondela 22 abril 2025 2
urgencias_0
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

21.04.25

Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…

18.04.25

Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…

16.04.25
rui dionisio armamar
Catarina Meneses
joão azevedo lordosa viseu a24
Home » Notícias » Concelho » Tondela » Tondela lidera “campeonato da energia” e instala 800 painéis solares para clube e comunidade

Tondela lidera “campeonato da energia” e instala 800 painéis solares para clube e comunidade

Clube e Greenvolt inauguraram a “Comunidade de Energia” esta quinta-feira (20 de março). Parceria vai permitir produzir energia limpa que chegará ainda à comunidade envolvente ao estádio do clube, num raio de quatro quilómetros

Micaela Costa
 Tondela lidera “campeonato da energia” e instala 800 painéis solares para clube e comunidade - Jornal do Centro
21.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Tondela lidera “campeonato da energia” e instala 800 painéis solares para clube e comunidade - Jornal do Centro
21.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Tondela lidera “campeonato da energia” e instala 800 painéis solares para clube e comunidade - Jornal do Centro

O Clube Desportivo de Tondela e a Greenvolt criaram uma parceira que vai permitir a produção de energia limpa através de 800 painéis solares instalados na cobertura do Estádio João Cardoso e no Pavilhão.

O clube que lidera o campeonato da Segunda Liga passa também a liderar o campeonato da energia, já que esta colaboração vai permitir, além de “alimentar” o clube, partilhar energia com a comunidade envolvente ao estádio, que pode chegar até 380 famílias e empresas, num raio de quatro quilómetros.

A energia gerada vai permitir que o Tondela poupe cerca de 14 mil euros por ano e vai evitar a emissão anual de 163,25 toneladas de CO2. Os tondelenses que aderirem ao projeto vão pagar a eletricidade mais barata, traduzindo-se num desconto na fatura.

Durante a sessão, o presidente do Tondela, Gilberto Coimbra, referiu que este tipo de projetos reforça as intenções do clube em ajudar não só o próprio clube, mas “o que é de proximidade, quer empresas, casas particulares ou instituições”.

“Esta instituição, ao permitir-se fazer isto, sente-se bem consigo própria. Trabalhar para a comunidade não é só futebol, também é pensar em tudo o resto”, disse.

Gilberto Coimbra explicou ainda que a ideia é que “os sócios do clube tenham a oportunidade de ter um desconto sobre o valor da fatura de 20 por cento”.

“A energia, salvo erro, é 0,15, a tarifa normal. Iremos pagar 0,0069 depois de tudo isto começar a trabalhar. Para os sócios, do 0,15 da tarifa atual, irá ser calculado a 0,12 do valor inicial com um desconto de 20% sobre essa fatura. Portanto, eu acho que é ótimo, acho que é muito bom para todos os sócios”, explicou. Com esta possessibilidade, acrescentou, o clube espera poder ter mais sócios.

“É mais um sinal que damos, é mais um sinal que nós nos preocupamos, não só connosco, mas com um benefício para todos”, reforçou.

Já o CEO da Greenvolt Comunidades, José Queirós de Almeida, destacou que “este projeto vai muito para além dos painéis solares e começa exatamente naquilo que é o tecido de qualquer comunidade”.

O responsável frisou ainda que “a Europa, neste momento, tem um desafio mas também tem a oportunidade, o desafio é encontrar formas de energia que permitam ser autónomas e que não estejam dependentes de países”.

No caso do Tondela, referiu, o clube tem um “grande potencial” e que este projeto veio aproveitar um espaço que não tinha utilização, referindo-se à colocação dos painéis na cobertura do estádio.

José Queirós Almeida disse ainda que o clube vai poupar “cerca de 14 mil euros por ano” e que a ideia é que este projeto também seja implementado na futura academia do clube.

“Dependendo depois como é que o preço do mercado vai funcionar, mas, com base nessa estimativa, estamos a falar de uma poupança de 14 mil euros por ano na sua própria energia. Mas mais do que isso, e essa é a parte muito interessante, é permitir isso às empresas e famílias que estão aqui à volta”, disse.

O responsável adiantou ainda que a empresa tem atualmente “mais de 55 comunidades que já estão a funcionar no país, de norte a sul, oeste a oeste”.

O CEO do Grupo Greenvolt, João Manso Neto, também fez uma intervenção onde destacou que estas ações dão a possibilidade de “consumir energia verde, mas de uma maneira mais barata, não só para o clube, neste caso, mas também para a população, para os vizinhos que podem obter isso”.

“O que vos prometo do nosso lado é que, tendo agora entrado neste primeiro projeto do Tondela, vamos certamente fazer também a segunda fase, de começar a olhar o concelho de Tondela que tem potencial, uma realidade industrial extremamente favorável. E o que prometo é um compromisso que vamos olhar para o Tondela de uma forma mais profunda, que seguramente haverá aqui outras oportunidades”.

A autarca de Tondela, Carla Antunes Borges também marcou presença e sublinhou o papel das autarquias na criação de “políticas públicas que permitam, numa primeira fase ou num determinado eixo, que a iniciativa privada possa ter o seu espaço, possa crescer, possa emergir, e, acima de tudo, possa criar valor e possa criar desenvolvimento económico”.

“Desenvolvimento económico esse que não se mede apenas pelas questões financeiras, mas mede-se muito pela sustentabilidade social de um território, e se estamos a falar de sustentabilidade social, logicamente estamos a falar de sustentabilidade financeira das nossas famílias, das nossas instituições, e da capacidade delas próprias gerarem riqueza a vários níveis, a vários níveis”, referiu.

Sobre este projeto, “é a prova daquilo que pode acontecer num território de elevado valor e através de uma iniciativa privada como esta, onde se juntam dois parceiros, o clube, claro que é uma associação, mas também um empreendedor privado, podem criar riqueza no território”.

Carla Antunes Borges disse ainda que a autarquia também está a trabalhar na eficiência energética. “Desde 2022, lançámos um projeto que designámos de criação da sustentabilidade energética do município, e criámos, em primeiro lugar, aquilo que foi o diagnóstico da nossa matriz energética dos edifícios do município. Neste momento, concluímos, no final do ano passado, a identificação e a criação da matriz energética dos nossos edifícios, e, portanto, nós próprios temos o desejo de também, à semelhança daquilo que estão a fazer, termos as nossas autocomunidades”.

Neste sentido, o município já pediu “autorização para realizar um empréstimo, precisamente para a instalação de painéis solares nas coberturas dos edifícios do município, para equilibrar esta balança energética de consumo”.

pub
 Tondela lidera “campeonato da energia” e instala 800 painéis solares para clube e comunidade - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Tondela lidera “campeonato da energia” e instala 800 painéis solares para clube e comunidade - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar