Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
Está à venda a fábrica da empresa cerâmica Cifial em Santa Comba Dão. O anúncio foi feito esta terça-feira (18 de julho) pelas consultoras imobiliárias que ficaram responsáveis pelo processo.
A Cifial chegou a ser uma das principais empresas portuguesas do seu setor, tendo atingido vendas de 50 milhões de euros e dado emprego a cerca de mil pessoas, mas a companhia sediada em Santa Maria da Feira tem passado recentemente por um abrandamento da atividade.
Em 2019, a empresa centenária foi vendida ao grupo chinês Kinlong Hardware Products. Passados três anos depois, a Cifial , justificando-se pelo aumento do preço do gás. Na altura, os sindicatos acusaram a empresa de “”.
Agora, num comunicado citado pelo Jornal de Negócios, a Cushman & Wakefield e a Savills revelam que assumiram “em regime de co-exclusividade” a responsabilidade pela venda das duas fábricas da Cifial.
“No Polo do Bodo, na Feira, a propriedade está implantada num terreno com 58.409 metros quadrados e com uma área de construção de 24.403 metros quadrados, enquanto o polo de Santa Comba Dão está inserido num terreno com 69.190 metros quadrados e com uma área de construção de 17.373 metros quadrados”, referem na mesma nota.
Os edifícios incluem espaços para indústria e armazenagem, sendo utilizados para a produção e armazenagem de torneiras e louças sanitárias.
O comunicado acrescenta também que a Cifial pretende “relocalizar todas as suas operações num único polo industrial, onde está a investir em novos equipamentos, na eficiência de processos e em novos produtos, sem esquecer a redução da sua pegada carbónica, tendo iniciado, a 21 de março, a produção de energia solar através de 1.221 painéis solares”.