Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
É já este fim de semana que Lamego recebe a Feira Medieval, que arranca esta sexta-feira (10 de junho) a partir das 16h30 na zona histórica da cidade.
Dezenas de artesãos vão recriar o comércio e as artes da época medieval. O evento também irá contar com a reconstituição dos tempos das Cortes de Lamego e de D. Afonso Henriques, com a nobreza, os mestres de ofício e os servos a contar a história. O evento também conta com gastronomia, jogos e animação musical.
O evento, de entrada gratuita, aposta na dinamização do turismo e do comércio local, visando dinamizar o concelho.
O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, garante ao Jornal do Centro que as pessoas podem “encontrar o ambiente medieval, que vamos tentar criar, e uma participação ativa e empenhada dos moradores e dos comerciantes, que vão decorar os seus espaços com artigos medievais”.
“Também vão vestir-se com as indumentárias da época e vamos ter outros negócios que serão convidados a estar presentes na feira, além de animação típica deste evento”, frisa.
O autarca garante que este e outros eventos culturais de Lamego “vão regressar com total normalidade em 2022, pondo fim a este período de pandemia que já se torna insustentável para as atividades económicas e a vida das pessoas”.
Além do artesanato, da animação e dos produtos regionais, a nova edição da Feira Medieval irá contar também com “uma simulação dos combates medievais e uma exposição de artefactos e armas, e tudo aquilo a que as anteriores edições já habituaram os muitos milhares de pessoas que nos visitam”.
A Feira Medieval de Lamego é considerada um dos maiores certames do género realizados em todo o país. A entrada será gratuita.