Sabia que há, pelo menos, 5 boas razões para visitar São Pedro…
O segundo dia da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2025 começou…
O turismo não para e a BTL 2025 também não. Destinos, tendências,…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
O Festival Internacional de Cartoons Escolares, em Tondela, foi eleito um exemplo de boas práticas a nível nacional na promoção dos direitos e proteção de menores. O reconhecimento foi atribuído pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção da Crianças e Jovens (CNPDPCJ).
O evento, organizado pelo Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo e com o apoio da Câmara de Tondela, foi elencado como uma das 18 iniciativas de âmbito nacional referenciadas no Mapeamento de Boas Práticas no âmbito da Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, realizado pela CNPDPCJ.
Neste trabalho, a organização compilou práticas que são desenvolvidas a nível local, regional, nacional ou internacional e que “possam concorrer” para os direitos consagrados das crianças.
O documento visou ainda “constituir-se como um recurso inspirador para o desenvolvimento de outras atividades e iniciativas promotoras dos direitos dos mais novos e da sua proteção”, salienta em comunicado a Câmara de Tondela.
O mapeamento resulta de um repto lançado pela CNPDPCJ às diversas entidades públicas ou privadas, instituições particulares de solidariedade social e outras organizações da sociedade civil.
Entre as mais de 407 boas práticas submetidas, foram compiladas no documento 356, incluindo o Festival Internacional de Cartoons Escolares, que tem como objetivo unir crianças e jovens de todo o mundo através da banda desenhada com temas escolhidos todos os anos. A iniciativa envolve anualmente mais de 1.500 participantes.
No ano passado, participaram alunos de Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Índia, Rússia, Ucrânia, Turquia, Grécia, China, Brasil, Israel, Estados Unidos, México, Cuba, Irão, Bulgária e Indonésia, entre outros. O Irão e a Turquia foram as nações que submeteram mais trabalhos.
A edição deste ano, dedicada ao tema da saúde, vai decorrer de 23 de maio a 6 de junho na ACERT.