Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Diocese de Viseu vai ordenar dois novos diáconos no próximo dia 20 de outubro. São eles Alexandre Ribeiro (natural de Destriz, em Oliveira de Frades) e Eduardo Abrantes (natural de Cunha Baixa, em Mangualde). Os jovens estão a realizar o seu estágio pastoral na região, servindo atualmente como acólitos.
Segundo a Diocese, como diáconos, os estagiários vão poder exercer o seu ministério “ao serviço do povo de Deus, nas comunidades onde estão inseridos, em estreita colaboração com os párocos, realizando a missão de ensinar, santificar e governar”.
Em abril deste ano, Alexandre Ribeiro e Eduardo Abrantes receberam o ministério de acólito nas paróquias de Rio de Loba (Viseu) e Junqueira (Vale de Cambra), respetivamente.
A Diocese lembra que a promoção para o lugar de diácono representa “mais uma etapa” no percurso dos dois jovens rumo ao sacerdócio. A ordenação como sacerdotes está prevista para o próximo ano.
“O compromisso destes estagiários desafia os jovens cristãos da Diocese de Viseu a colocar diante de si o tema das vocações sacerdotais”, disse o bispo D. António Luciano, que vai ordená-los numa cerimónia marcada para as 16h00 de 20 de outubro na Sé.
O prelado fala ainda de “um momento importante e de graça para toda a Diocese, que vê com esperança a chegada de mais dois futuros sacerdotes para servirem o povo de Deus”.
Quando foram ordenados acólitos, Alexandre Ribeiro e Eduardo Abrantes disseram que estavam “a fazer o seu percurso” para virem a ser “padres próximos das pessoas, com abertura, presença e escuta para levar Jesus a todos”. Os dois jovens concluíram o mestrado de Teologia e viveram no Seminário Interdiocesano de São José, em Braga.