A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Apresento-vos Simba! O verdadeiro rei lá de casa. Este gato persa, com…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Nádia Martins
por
Vítor Santos
O ministro dos Assuntos Parlamentares prometeu durante o encontro nacional da Imprensa Regional e Local que o governo vai apresentar na próxima semana um plano “integrado e sólido” para apoiar o setor. Em Oliveira de Azeméis, onde estiveram representados cerca de 90 órgãos de comunicação social, entre eles o Jornal do Centro, Pedro Duarte assumiu que o plano a apresentar será “cuidadoso” e que terá algo de “experimental”. “Um plano integrado e sólido para que pela primeira vez se faça algo robusto”, reforçou.
Segundo o governante, não vão, ainda, ser apresentadas medidas fechadas. “Poderemos avançar já com critérios de apoio ao emprego, contratação de jornalistas, medidas do ponto de vista de gestão”, exemplificou, frisando que se trata de um plano que vai ter “muita tentativa e erro” porque “ninguém tem a solução definitiva para a crise que este setor está a atravessar”.
Pedro Duarte, que afirmou ter consciência das dificuldades da imprensa regional e local, admitiu que é esta rede de imprensa de proximidade que faz “um Portugal melhor”.
“O Estado tem a obrigação de apoiar a comunicação social. Esta é uma palavra que pode ser mal interpretada, mas há que a assumir. O Estado tem, sim, a obrigação de apoiar a sustentabilidade de uma comunicação social local, de proximidade, porque não há quem a substitua”, sustentou o governante.
A Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) organizou o seu encontro em Oliveira de Azeméis, numa altura em que os órgãos de comunicação pedem um olhar atento para este setor que tem um espólio e uma missão nos locais onde atua. “Estamos empenhados no futuro”, disse Eduardo Costa, presidente da direção da ANIR, “assim haja sustentabilidade no crescimento”.