MGL_FOGO-6
Incêndio S
recriação batalha bussaco
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

17.09.24

Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…

17.09.24

O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…

13.09.24

por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo

 Saúde Mental na Gravidez e Pós-parto

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Uma fraude mal-ajambrada

por
Diogo Chiquelho

 Draghi leva-se a sério
palácio do gelo feira de emprego
forum viseu
cards-2617324_1920
Home » Notícias » Diário » Governo diz que Portugal deve ser vendido como “o país mais sustentável do mundo”

Governo diz que Portugal deve ser vendido como “o país mais sustentável do mundo”

 Governo diz que Portugal deve ser vendido como "o país mais sustentável do mundo”
18.05.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Governo diz que Portugal deve ser vendido como "o país mais sustentável do mundo”
19.09.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Governo diz que Portugal deve ser vendido como "o país mais sustentável do mundo”

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, defendeu que Portugal deve ser vendido como “o país mais sustentável do mundo”, de forma a tornar-se mais competitivo e aumentar a receita turística.

“É isso que queremos. Está para nós muito claro ao nível de política pública, alinhada com o Turismo de Portugal, que Portugal tem que ser o país mais sustentável do mundo. Competitivo à custa da sustentabilidade”, afirmou Rita Marques em Vouzela, onde, esta quarta-feira (18 de maio), ficou a conhecer o Projeto avalia níveis de sustentabilidade do território de Vouzela que decorre no concelho desde julho de 2020.

No seu entender, para que tal aconteça, devem ser “muitos a rumar” nesse sentido, com empresas de restauração, animação turística e hotelaria a trabalharem no sentido de obter a certificação da Biosphere (que certifica o turismo sustentável), como acontece em Vouzela, ou outras certificações.

“O importante é que façamos a diferença, porque, para continuarmos a crescer em valor, temos que ser muitos, não basta por decreto ou por imposição do Turismo de Portugal reclamarmos que somos o país mais sustentável do mundo. Temos de fazer um esforço conjunto”, frisou.

Segundo Patrícia Araújo, da Biosphere, na região Centro há cerca de 140 empresas (sobretudo de alojamento e animação turística) que já estão certificadas ou em processo de certificação, sendo 12 delas de Vouzela.

Rita Marques disse que “o turismo não se vende só porque Portugal tem ativos extraordinários: paisagens idílicas, um mar maravilhoso e uma gastronomia genuinamente gostosa”.

“Temos que trabalhar numa perspetiva diferente e profissionalizar este trabalho, orientando-o para as grandes tendências”, frisou, acrescentando que, “hoje em dia, a sustentabilidade é algo que é avaliado positivamente pelo cliente” e, portanto, deve ser trabalhada nas suas três dimensões, nomeadamente económica, ambiental e social.

Segundo a secretária de Estado, “Portugal já não é um destino barato há vários anos”, exemplificando que, apesar de receber “metade dos turistas que a Grécia recebe”, tem “exatamente a mesma receita turística”.

“Estamos com uma receita turística por turista muito interessante e a crescer de uma forma muito evidente. Temos uma meta muito tangível que é chegarmos a 2027 com 28 mil milhões de euros de receita turística”, acrescentou.

Na sua opinião, o concelho de Vouzela tem estado a fazer “um trabalho extraordinário”, que deve ser replicado noutros municípios e noutras regiões. “Porque lá fora a marca Vouzela será importante, mas a marca Portugal tem mais força”, justificou.

 Governo diz que Portugal deve ser vendido como "o país mais sustentável do mundo”

Outras notícias

pub
 Governo diz que Portugal deve ser vendido como "o país mais sustentável do mundo”

Notícias relacionadas

Procurar