MGL_FOGO-6
Incêndio S
recriação batalha bussaco
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

17.09.24

Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…

17.09.24

O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…

13.09.24

por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo

 Saúde Mental na Gravidez e Pós-parto

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Uma fraude mal-ajambrada

por
Diogo Chiquelho

 Draghi leva-se a sério
palácio do gelo feira de emprego
forum viseu
cards-2617324_1920
Home » Notícias » Diário » Governo quer abrir concurso para assegurar internet no interior até final do ano

Governo quer abrir concurso para assegurar internet no interior até final do ano

 Governo quer abrir concurso para assegurar internet no interior até final do ano
02.10.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Governo quer abrir concurso para assegurar internet no interior até final do ano
19.09.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Governo quer abrir concurso para assegurar internet no interior até final do ano

A ministra da Coesão Territorial anunciou que espera abrir até ao final do ano um concurso internacional para operadores de internet fixa e móvel para alargar a cobertura ao interior, num investimento de cerca de 400 milhões de euros.

Ana Abrunhosa anunciou este concurso internacional em Tondela, durante a apresentação de um projeto-piloto da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, “Ir e Vir”. Ministra quer que Viseu Dão Lafões “inspire” outras regiões em transportes flexíveis

No Ministério da Coesão Territorial o objetivo, destacou, “é ter em pelo menos todas as comunidades intermunicipais do interior, não só este transporte flexível e a pedido, mas também projetos de saúde mais próximos, de serviços públicos mais próximos, de cultura mais próxima”.

“Até porque a tecnologia hoje assim o permite. Em vez de multiplicarmos equipamentos e infraestruturas, levarmos os serviços às pessoas e isso leva-nos a outra questão: a ausência de conectividade digital em muitos espaços do território do interior”, admitiu.

Neste sentido, avançou que o seu Ministério está a coordenar um grupo de trabalho com os ministérios das Infraestruturas e Habitação e da Economia, para definir e identificar todos os territórios que não têm cobertura” de internet.

No interior, disse, “os operadores não vão sem apoio, sem financiamento” para poder dotar esses territórios “de conectividade digital fixa e móvel, porque o objetivo é esse” e, para isso, continuou, o Ministério já tem previstas verbas, “no âmbito do PT2030 do próximo quadro comunitário” para lançar o concurso.

“Eu gostaria que fosse até ao final do ano o procedimento concursal para que os operadores venham. Estamos a falar de um investimento de cerca de 400 milhões de euros, é a estimativa que temos e, portanto, iremos lançar um concurso público internacional até final do ano”, anunciou.

Para já, explicou, o grupo de trabalho dos três ministérios, que a Coesão Territorial está a coordenar, está, “neste momento, a fazer um levantamento junto das operadoras, com o extraordinário apoio da ANACOM”.

“Depois a ideia é, junto de todos os autarcas, fazer, digamos, afinar esse levantamento das zonas que não são cobertas, porque ninguém, melhor que os autarcas, sabe o que é melhor nos territórios e que ainda falta cobrir”, apelou.

Perante autarcas da região, presentes na apresentação do projeto da CIM Viseu Dão Lafões, reeleitos no passado domingo (26 de setembro) por diversos partidos, nomeadamente do PS e PSD, Ana Abrunhosa começou por dizer que se justificava fazer “uma declaração política”.

“Felizmente, há uns dias, arrumámos as bandeiras e, hoje, o que nos une e aquilo que hasteamos é a bandeira do território e, no meu caso, é a bandeira da coesão territorial (…) e o que contam são as necessidades das pessoas, são os projetos que temos de desenvolver para lhes dar qualidade de vida”, assumiu.

 Governo quer abrir concurso para assegurar internet no interior até final do ano

Outras notícias

pub
 Governo quer abrir concurso para assegurar internet no interior até final do ano

Notícias relacionadas

Procurar