Em pleno coração de São Pedro do Sul, a aldeia de Covas…
A Farmácia Grão Vasco, em Viseu, vai além da simples dispensa de…
A Criaverde marcou presença na BTL 2025, transformando os stands com decorações…
por
João Martins, CEO Casa com Casa Viseu
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
O Dia Internacional da Proteção Civil assinala-se este sábado (1 de março). Para assinalar a data, Vouzela recebe várias iniciativas, desde workshop, exposições e até um exercício de resgate.
As comemorações arrancaram logo de manhã, pelas 9h00, no Auditório Municipal 25 de Abril nos Paços do Concelho com o workshop “A Atualidade da Proteção Civil”. Na ação, são abordados os mais diversos temas relacionados com a Proteção Civil por vários agentes como GNR, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Proteção Civil municipal de Vouzela, corpo de Bombeiros de Salvação Pública de São Pedro do Sul, Forças Armadas e o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Viseu Dão Lafões.
Entre os temas, estão a campanha Floresta Segura da GNR, o papel das equipas de sapadores florestais, o programa Aldeia Segura Pessoas Seguras, as unidades locais de Proteção Civil, os desafios e o futuro dos bombeiros, e o apoio das Forças Armadas em contexto de Proteção Civil.
Durante a manhã, pode ser visitada uma exposição de agentes de Proteção Civil na Alameda D. Duarte de Almeida, no centro da vila. Às 14h30, também na Alameda D. Duarte de Almeida, acontece um exercício de resgate.
As comemorações em Vouzela são organizadas pela Câmara, pelos Bombeiros Voluntários e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
O Dia Internacional da Proteção Civil celebra-se anualmente a 1 de março e comemora a entrada em atividade da Organização Internacional de Defesa Civil, em 1972. A data pretende “chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade”, sublinha a autarquia de Vouzela.