Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Feira Medieval de Penedono está de regresso no próximo fim de semana, nos dias 1, 2 e 3 de julho, após dois anos de interregno devido à pandemia.
A ideia passa por recriar a época da Idade Média, com centenas de figurantes, vários feirantes e áreas de diversão, com saltimbancos, fogo de artifício e espetáculos pirotécnicos.
Em declarações ao Jornal do Centro, a presidente da Câmara de Penedono, Cristina Ferreira, destaca a originalidade da Feira Medieval, que propõe aos visitantes “uma viagem ao passado”.
“As origens de Penedono remontam à nacionalidade, onde o lendário Magriço teve o seu berço. Podemos encontrar aqui património arquitetónico único e um singular património que, no fundo, é o guardião do nosso passado”, lembra.
No certame, acrescenta a autarca, vão ser reencarnadas personagens medievais e recriado “uma atmosfera toda ela idílica, onde todos os cenários são recriados de forma fidedigna”. “No fundo, a nossa feira é o contar da nossa história”, sublinha a presidente da autarquia.
O cortejo medieval decorre no dia 1 e arranca mais cedo a partir das 15h00, adianta a presidente da Câmara, devido ao envolvimento das crianças das escolas e instituições do concelho.
O ponto alto das festividades medievais acontece a partir de sábado com diferentes atividades e muita animação.
“Temos saltimbancos, malabaristas, acrobatas e a ceia medieval, que é um banquete onde jograis e histriões divertem os comensais para poderem usufruir da ceia. Também teremos artes, sons de gaitas, tabernas de mercado e um ‘Assalto ao Castelo’ que vale a pena visitar e temos também um espetáculo pirotécnico”, refere Cristina Ferreira.
Já no domingo, dia 3, a agenda será preenchida com vários espetáculos, incluindo saltimbancos e danças.