A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A urgência pediátrica do Hospital de Viseu está aberta durante a noite para fazer face aos incêndios que estão a afetar a região, anunciou esta unidade onde este serviço está encerrado, desde junho, no período noturno.
A urgência vai “assegurar o atendimento de todas as crianças que necessitem de cuidados”, explica a Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL), que também já disponibilizou quatro camas para atender casos relacionados com os incêndios.
A instituição de saúde assegurou em comunicado que está a acompanhar “de perto” a evolução da situação.
“Relativamente às consultas marcadas, informamos que caso não seja possível comparecer, as mesmas serão remarcadas com a maior brevidade possível”, acrescenta a ULSVDL. Já ontem (segunda-feira, dia 16), a urgência pediátrica também esteve aberta, tal como o Jornal do Centro noticiou.
A unidade local de saúde sublinha ainda que, em caso de necessidade, os utentes devem procurar a urgência mais próxima e apela à população que mantenha a calma e siga as orientações das autoridades.
A urgência pediátrica do Hospital de Viseu tem estado encerrada à noite nos últimos meses. Nesta altura, mais de 500 bombeiros continuam no terreno a combater os vários fogos que ainda estão ativos no distrito de Viseu, nomeadamente em Nelas, Mangualde, Carregal do Sal, Castro Daire e Vila Nova de Paiva.
Há também já centros de saúde que estão a alargar o horário de funcionamento par receber situações de urgência, como em Carregal do Sal. “𝗙𝗮𝗰𝗲 𝗮̀ 𝘀𝗶𝘁𝘂𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝘃𝗶𝘃𝗶𝗱𝗮 𝗮𝘁𝘂𝗮𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗻𝗼 𝗖𝗼𝗻𝗰𝗲𝗹𝗵𝗼 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗺-𝘀𝗲 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀 𝗼𝘀 𝗠𝘂𝗻𝗶́𝗰𝗶𝗽𝗲𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗼 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝘂́𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝗿𝗿𝗲𝗴𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗦𝗮𝗹 𝗲𝘀𝘁𝗮𝗿𝗮́, 𝗲𝘅𝗰𝗲𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲, 𝗮𝗯𝗲𝗿𝘁𝗼 𝗮𝘁𝗲́ 𝗮̀𝘀 𝟮𝟯𝗵𝗼𝗿𝗮𝘀 𝗱𝗼 𝗱𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗵𝗼𝗷𝗲, 𝟭𝟳 𝗱𝗲 𝘀𝗲𝘁𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼. 𝗢 𝗮𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝘀𝗲𝗿𝗮́ 𝗽𝗿𝗶𝗼𝗿𝗶𝘁𝗮𝗿𝗶𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗮𝘀𝘀𝗲𝗴𝘂𝗿𝗮𝗱𝗼 𝗮 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝘀𝗶𝘁𝘂𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗲𝗰𝗼𝗿𝗿𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗱𝗼𝘀 𝗶𝗻𝗰𝗲̂𝗻𝗱𝗶𝗼𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗲𝗳𝗹𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗻𝗼 𝗖𝗼𝗻𝗰𝗲𝗹𝗵𝗼, 𝘀𝗲𝗻𝗱𝗼 𝗾𝘂𝗲, 𝗽𝗼𝗿 𝗲𝘀𝘀𝗲 𝗺𝗼𝘁𝗶𝘃𝗼, 𝗼 𝗵𝗼𝗿𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗽𝗼𝗱𝗲𝗿𝗮́ 𝘃𝗶𝗿 𝗮 𝘀𝗲𝗿 𝗿𝗲𝗮𝗷𝘂𝘀𝘁𝗮𝗱𝗼, 𝘀𝗲 𝗻𝗲𝗰𝗲𝘀𝘀𝗮́𝗿𝗶𝗼”, lê-se numa publicação do município.
Entretanto, três operacionais da corporação de Vila Nova de Oliveirinha morreram hoje a caminho do incêndio de Tábua, depois do carro onde seguiam ter sido apanhado pelas chamas. De acordo com as informações recolhidas, há dois bombeiros da equipa que acabaram por sair ilesos.
Os incêndios já provocaram diversos cortes nos acessos rodoviários, incluindo a A24 e a A25, e ainda nos serviços de telecomunicações, além da suspensão das aulas em escolas de Carregal do Sal, Nelas, Mangualde, São Pedro do Sul, Cinfães, Penalva do Castelo e Resende, entre outros concelhos.
Também a solidariedade com os bombeiros começou a ganhar força na região, com várias instituições a organizar campanhas de recolha de bens essenciais.