A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
Os Bombeiros Voluntários de Viseu têm em funcionamento desde o dia 1 de dezembro uma equipa que integra o Dispositivo Especial de Emergência Pré-Hospitalar, confirmou o Jornal do Centro.
Este dispositivo vai estar a funcionar até 28 de fevereiro de 2025 e foi criado pelo Governo para responder ao aumento da procura das urgências nos próximos meses e “ao previsível acréscimo de emergências relacionadas com a gripe e outros vírus respiratórios”, refere um despacho do Ministério da Saúde.
No documento, publicado em Diário da República, é descrito ainda que vão ser criadas “100 Equipas de Emergência Pré-Hospitalar (EEPH) em Corpos de Bombeiros detidos por Associações Humanitárias de Bombeiros do continente”, que receberão uma comparticipação de encargos por parte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Estas equipas “intervêm na atividade de emergência pré-hospitalar e no transporte secundário de doentes em sede de transferências inter-hospitalares urgentes, muito urgentes ou emergentes, por indicação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU)”.
Os Bombeiros Voluntários de Viseu passam agora a contar com três equipas de emergência, duas a funcionar em regime 24 horas por dia (onde está a nova equipa) e uma em regime de 12 horas. Todas elas são compostas por elementos da corporação.
No mesmo despacho, é referido que “a ocorrência de episódios de gripe ocorre ampla e generalizadamente nos meses de inverno. Não obstante, nos anos recentes, em Portugal, tem-se constatado que a maior atividade gripal se concretiza nos meses de outono e inverno (entre outubro e abril), sendo o seu pico registado entre novembro e fevereiro”.
Os Bombeiros Voluntários de Viseu, entre 1 de dezembro de 2023 e 28 de fevereiro de 2024, registaram 1076 ocorrências de emergência pré-hospitalar, segundo adiantou ao Jornal do Centro o comandante da corporação, João Leal.
Esta é a única equipa do Dispositivo Especial de Emergência Pré-Hospitalar nas Associações Humanitárias do distrito de Viseu.