Académico de Viseu Oliveirense_foto Liga Portugal_2
CODU INEM
25 de Abril 2025_Assembleia Municipal de Viseu_Ribafeita 20
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…

25.04.25

Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…

24.04.25

Não me meteram na escola porque fazia falta a guardar cabras”. Esta…

24.04.25
João Azevedo PS
rui dionisio armamar
Catarina Meneses
Home » Notícias » Concelho » Viseu » INEM reforçado em Viseu com nova equipa nos Bombeiros Voluntários

INEM reforçado em Viseu com nova equipa nos Bombeiros Voluntários

Equipa que integra o Dispositivo Especial de Emergência Pré-Hospitalar está a funcionar desde 1 de dezembro. Dispositivo criado pelo Governo visa responder ao aumento da procura das urgências nos próximos meses

Micaela Costa
 INEM reforçado em Viseu com nova equipa nos Bombeiros Voluntários - Jornal do Centro
03.12.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 INEM reforçado em Viseu com nova equipa nos Bombeiros Voluntários - Jornal do Centro
03.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 INEM reforçado em Viseu com nova equipa nos Bombeiros Voluntários - Jornal do Centro

Os Bombeiros Voluntários de Viseu têm em funcionamento desde o dia 1 de dezembro uma equipa que integra o Dispositivo Especial de Emergência Pré-Hospitalar, confirmou o Jornal do Centro.

Este dispositivo vai estar a funcionar até 28 de fevereiro de 2025 e foi criado pelo Governo para responder ao aumento da procura das urgências nos próximos meses e “ao previsível acréscimo de emergências relacionadas com a gripe e outros vírus respiratórios”, refere um despacho do Ministério da Saúde.

No documento, publicado em Diário da República, é descrito ainda que vão ser criadas “100 Equipas de Emergência Pré-Hospitalar (EEPH) em Corpos de Bombeiros detidos por Associações Humanitárias de Bombeiros do continente”, que receberão uma comparticipação de encargos por parte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Estas equipas “intervêm na atividade de emergência pré-hospitalar e no transporte secundário de doentes em sede de transferências inter-hospitalares urgentes, muito urgentes ou emergentes, por indicação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU)”.

Os Bombeiros Voluntários de Viseu passam agora a contar com três equipas de emergência, duas a funcionar em regime 24 horas por dia (onde está a nova equipa) e uma em regime de 12 horas. Todas elas são compostas por elementos da corporação.

No mesmo despacho, é referido que “a ocorrência de episódios de gripe ocorre ampla e generalizadamente nos meses de inverno. Não obstante, nos anos recentes, em Portugal, tem-se constatado que a maior atividade gripal se concretiza nos meses de outono e inverno (entre outubro e abril), sendo o seu pico registado entre novembro e fevereiro”.

Os Bombeiros Voluntários de Viseu, entre 1 de dezembro de 2023 e 28 de fevereiro de 2024, registaram 1076 ocorrências de emergência pré-hospitalar, segundo adiantou ao Jornal do Centro o comandante da corporação, João Leal.

Esta é a única equipa do Dispositivo Especial de Emergência Pré-Hospitalar nas Associações Humanitárias do distrito de Viseu.

pub
 INEM reforçado em Viseu com nova equipa nos Bombeiros Voluntários - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 INEM reforçado em Viseu com nova equipa nos Bombeiros Voluntários - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar