WhatsApp Image 2025-07-15 at 205734
vencedor concurso vinhos dão 2025
default
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25
HÉLIO MARTA IL VISEU web
autarquicas 2025
autárquicas 25
vencedor concurso vinhos dão 2025
trilho varzielas ofrades caramulo
loja CBD
Home » Notícias » Lifestyle » Infinitebook InfinitaMente – o caderno que vai dar que pensar

Infinitebook InfinitaMente – o caderno que vai dar que pensar

pub
 Infinitebook InfinitaMente – o caderno que vai dar que pensar - Jornal do Centro
31.10.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Infinitebook InfinitaMente – o caderno que vai dar que pensar - Jornal do Centro
31.10.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Infinitebook InfinitaMente – o caderno que vai dar que pensar - Jornal do Centro

InfinitaMente: Infinitebook lança caderno de estimulação cognitiva para ajudar a promover a saúde mental InfinitaMente é o primeiro caderno reutilizável de exercícios que estimulam o cérebro e promovem a saúde mental. Foi desenvolvido pela marca de cadernos reutilizáveis Infinitebook, em conjunto com duas psicólogas da área da neuropsicologia.

O InfinitaMente é um caderno de exercícios assente no modelo do Infinitebook, a marca portuguesa com o mesmo nome, que permite escrever, apagar e voltar a escrever, a pensar na sustentabilidade do planeta. Esta nova edição explora exercícios para estimular funções cognitivas como a orientação, a atenção, a memória, a linguagem e outras funções, para preservar e promover a saúde cerebral.

“As funções cognitivas podem ser entendidas como processos mentais que permitem desenvolver qualquer tarefa e possibilitam um papel ativo face à informação e estímulos. Foi para ajudar as pessoas a desenvolverem-se adequadamente no mundo que as rodeia que nos juntámos a duas psicólogas, a Cláudia Sousa e a Telma Miranda, que trabalham no Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto, para desenvolver esta ferramenta de impacto positivo à saúde mental.” explica Pedro Lopes, founder e CEO da startup Infinitebook.

Os défices cognitivos são muito comuns na sociedade atual e muitas vezes surgem a par do envelhecimento. Tal como o exercício físico é capaz de manter o corpo saudável, também a estimulação cognitiva é capaz de preservar e promover a saúde do nosso cérebro, através da frequente utilização da nossa mente, evitando a perda de competências ao longo do tempo, ou seja, promovendo um envelhecimento saudável. Tendo por base a plasticidade do nosso cérebro, o caderno InfinitaMente é aconselhado para pessoas adultas na presença de defeito cognitivo e para pessoas saudáveis, com o objetivo de potenciar e preservar a saúde mental.

100 exercícios para todas as idades

O caderno InfinitaMente está dividido em 10 momentos cognitivos com mais de 100 exercícios diferentes que devem ser considerados momentos de autocuidado, promoção de bem-estar e PRESS RELEASE 19 DE OUTUBRO DE 2021 qualidade de vida para a pessoa que o utiliza ou para o profissional/cuidador que facilite a sua utilização, no caso de idosos ou pessoas com outras necessidades. O InfinitaMente é 100% reutilizável, logo o utilizador pode fazer e refazer os exercícios sempre que quiser, e oferece diferentes formas e graus de dificuldade, para possibilitar a evolução. Para apagar os exercícios, basta passar com um pano húmido, voltando a ter uma página em branco para recomeçar. Também a pensar na pandemia, os cadernos podem ser limpos com álcool, para serem facilmente desinfetados.

100 cadernos oferecidos a IPSS em todo o país

“O ponto de partida foi dar resposta ao declínio das funções cognitivas que o distanciamento social veio intensificar. A pandemia COVID-19 levou à implementação de medidas drásticas de distanciamento social que provocaram efeitos diretos e indiretos na saúde e bem-estar psicossocial dos adultos e idosos. Assim, apoiar a população a manter a saúde psicológica e bem-estar durante e após a pandemia tornou-se uma preocupação urgente de saúde pública”, acrescentam Cláudia Sousa e Telma Miranda, psicólogas da área da neuropsicologia.

Além disso, para ajudar os problemas existentes e agravados com a pandemia na população idosa, e para chegar a um maior número de pessoas que não teria possibilidade de adquirir o caderno InfinitaMente, a startup compromete-se até ao final do ano a oferecer 100 InfinitaMente a IPSS que cumpram certos critérios e se inscrevam para o efeito.

pub
 Infinitebook InfinitaMente – o caderno que vai dar que pensar - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Infinitebook InfinitaMente – o caderno que vai dar que pensar - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar