A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
Não é só Viseu que está a acolher com entusiasmo os peregrinos que vêm participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Também os concelhos do distrito estão a receber os jovens que chegam de vários países e que procuram viver a realidade do território antes de rumarem até Lisboa.
Em Tondela, por exemplo, o município recebeu 106 jovens que irão participar, na próxima semana, no maior evento da Igreja Católica.
Segundo a Câmara, os peregrinos são da cidade espanhola de Jaén, na Andaluzia, e foram acolhidos por diversas famílias de acolhimento das paróquias de Tondela, Campo de Besteiros, Canas de Santa Maria, Caparrosa, Mosteiro de Fráguas, Lajeosa do Dão, Sabugosa, Vilar de Besteiros e Tonda.
O grupo juntou-se esta quinta-feira (27 de julho) no Parque Urbano de Tondela e foi depois recebido, no Auditório Municipal, pela presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, que deu as boas-vindas a todos os jovens.
“Hoje é dia de vos acolher, de vos dizer o quanto gostamos de vos receber aqui e de quanto para nós é importante ter-vos connosco. Estou certa de que vão levar Tondela no vosso coração para a Jornada Mundial da Juventude”, referiu a autarca.
Já o padre Sérgio Pinho, coordenador do acolhimento para a JMJ no concelho de Tondela, garantiu que, até à próxima segunda-feira (dia 31), o grupo de peregrinos vai percorrer o máximo possível do território do concelho. A receção no Auditório Municipal terminou com a entrega de lembranças.
Depois, os jovens visitaram o Museu Municipal Terras de Besteiros e as olarias de Molelos. O dia de hoje termina com uma missa campal no Caramulinho, o ponto mais alto da Serra do Caramulo.
Amanhã, sexta-feira (dia 28), os participantes da JMJ em Tondela irão efetuar trabalho voluntário em instituições sociais do concelho, antes de rumarem ao concelho de Sátão para o arraial popular organizado pela Diocese de Viseu.
No sábado (dia 29), os jovens vão percorrer a Ecopista do Dão e visitar a Quinta dos Carvalhiços, em São Miguel do Outeiro, onde são produzidos os vinhos de missa da Diocese e vai haver um convívio com as famílias de acolhimento do concelho. Já no domingo (dia 30), o grupo participará nas missas das diferentes paróquias e vai a Viseu para a missa de envio. Partem na segunda-feira (dia 31) para Lisboa.
Tarouca recebe jovens da Alemanha, Malásia e Singapura
Mais a norte do distrito, em Tarouca, também já se vive o espírito da JMJ. Mais de uma centena de jovens oriundos da Alemanha, Malásia e Singapura foram recebidos no salão nobre dos Paços do Concelho pelo executivo da Câmara.
“Espero que se sintam bem junto de nós, Tarouca é uma terra de gente acolhedora que sabe receber. Desejo que estes sejam dias de descoberta do nosso território, mas também de convívio e de partilha. Que a bênção de Sua Santidade o Papa seja para todos motivo de alegria, esperança e de paz no mundo”, afirmou o presidente Valdemar Pereira, dirigindo-se aos peregrinos.
Antes da partida para a descoberta do concelho, também houve tempo para troca de lembranças. Os jovens são acolhidos por estes dias pelos Arautos da Alegria, um grupo de jovens da Paróquia de São Pedro, e pelas famílias de Tarouca.