WhatsApp Image 2025-07-15 at 205734
vencedor concurso vinhos dão 2025
default
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25
HÉLIO MARTA IL VISEU web
autarquicas 2025
autárquicas 25
vencedor concurso vinhos dão 2025
trilho varzielas ofrades caramulo
loja CBD
Home » Notícias » Colunistas » Jornalismo de proximidade

Jornalismo de proximidade

 Jornalismo de proximidade - Jornal do Centro
22.03.24
partilhar

O Jornal do Centro (JC) encaixa-se na categoria de imprensa local no interior do país, ligando-se ao chamado “jornalismo de proximidade”. A contextualização é importante para percebermos qual o universo em que nos movemos, e ao mesmo tempo, ganharmos consciência da amplitude da visão a que nos propomos. Para mim, enquanto artista e responsável por uma estrutura de criação artística em Viseu – a Ritual de Domingo, que dirijo em conjunto com Cristóvão Cunha – a tensão entre estas duas realidades – a realidade do “local” e “interior”, e a realidade da nossa visão artística e ambições – mantêm-nos em contínua agitação interior e actualização. Como imagino que deve acontecer com o JC. Questões como: “como continuar próximo do nosso público sem perder uma visão abrangente?”; ou “como resistir às influências e constrangimentos que esta proximidade com as estruturas envolventes pode implicar?”; ou ainda “como atrair profissionais de alta qualidade para fazer um trabalho de alta qualidade, em circunstâncias que não têm essa visibilidade nacional?”; fazem parte do nosso quotidiano na Ritual de Domingo, como, imagino, também façam parte do quotidiano do JC.
Ao ler-se no Estatuto Editorial do JC frases como “informa com rigor e verdade”, “acompanha as últimas tendências editoriais e mudanças tecnológicas, para melhor servir os seus leitores”, “projeto profissional, em que a redação pauta a sua prática pelo Código Deontológico dos Jornalistas”, e “aberta à participação de toda a comunidade”, percebe-se a dimensão das suas ambições e ao mesmo tempo o compromisso com o seu contexto.
Esta postura onde compromisso se cruza com padrões de excelência, inovação se cruza com proximidade, abertura se cruza com exigência, é para mim a melhor postura possível nos tempos que correm, onde tudo nos procura empurrar para os extremos e para a superficialidade do momentâneo. O retorno do JC à versão impressa, após 3 anos de experiencia no formato exclusivamente digital é, para mim, um desses sinais da procura desse compromisso – o melhor possível nas circunstâncias presentes, com a consciência de que as circunstâncias podem mudar. E é inspiradora esta postura, é corajosa, é digna de ser congratulada. Parabéns, Jornal do Centro!

 Jornalismo de proximidade - Jornal do Centro

Jornal do Centro

pub
 Jornalismo de proximidade - Jornal do Centro

Colunistas

Procurar